São Paulo, quarta-feira, 11 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem Kyoto, EUA perdem moral, afirma governo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Após retirar o apoio ao Protocolo de Kyoto, os Estados Unidos perderam as condições morais de defender cláusulas trabalhistas e ambientais no acordo para a formação da Alca, segundo avaliação do governo brasileiro.
No final do mês passado, George W. Bush decidiu que iria retirar a assinatura dos EUA do tratado internacional que tem como objetivo conter o aquecimento global. Ele afirmou que o acordo prejudicaria o crescimento no seu país.
Bush, embora não aceite as restrições negociadas pelas principais economias para evitar o aquecimento global, deve insistir na reunião de Cúpula das Américas, na próxima semana, nas questões sobre proteção do ambiente e condições de trabalho na Alca.
Na opinião de um alto diplomata brasileiro, a posição dos EUA deixou em situação confortável os países em desenvolvimento que se recusam a vincular questões ambientais e trabalhistas a acordos comerciais. O Brasil acredita que a presença desses temas em negociações comerciais pode servir como desculpa para a imposição de barreiras.
Caso houvesse algum tipo de cláusula ambientalista, o governo americano poderia alegar, que não compraria móveis de madeira brasileiros, pois colaboraria com o desmatamento da Amazônia.
Para o Brasil, ambiente e trabalho devem ser discutidos em fóruns específicos, como a Organização Internacional do Trabalho ou no âmbito do próprio Protocolo de Kyoto. (AS)


Texto Anterior: Embaixador contra a Alca cai no Itamaraty
Próximo Texto: Energia: Ex da Eletrobrás defende racionamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.