São Paulo, quinta-feira, 11 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Brasil e Canadá tentam acordo fora da OMC para pôr fim às disputas comerciais
O Brasil e o Canadá vão tentar fazer um acordo paralelo às ações na OMC (Organização Mundial do Comércio) para pôr fim à disputa comercial entre as fabricantes de aviões Embraer e Bombardier. O objetivo do acordo é evitar retaliações entre as partes.
Representantes dos dois países decidiram criar um grupo técnico para analisar as medidas que considerem prejudiciais a sua indústria de aeronaves.
Na segunda quinzena de maio, técnicos de cada governo deverão reunir-se. Um mês depois, no Canadá, haverá um novo encontro técnico e a tentativa de um acordo entre os negociadores do Brasil e do Canadá -o subsecretário de Integração, Assuntos Econômicos e Comércio Exterior do Itamaraty, embaixador Clodoaldo Hugueney, e o diretor-geral de Política Comercial do Canadá, Claude Carrier.
"Estamos tentando encontrar um caminho fora de Genebra", disse Hugueney.
Claude Carrier afirmou que o Canadá não irá exercer o direito já autorizado pela OMC de retaliar o Brasil, no valor de US$ 1,4 bilhão. (ANA PAULA GRABOIS, DA FOLHA ONLINE, NO RIO)

Texto Anterior: Panorâmica - Comércio exterior: Comissão aprova processo e tarifa para aço
Próximo Texto: Roda da fortuna
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.