São Paulo, segunda-feira, 11 de maio de 2009

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"Dona" da Imigrantes mira Ayrton Senna

Ecorodovias fecha operação acima de R$ 300 milhões com Itaú para assumir rodovia concedida em 2008

DA REPORTAGEM LOCAL

A Ecorodovias, holding controlada pela Primav Construções e Comércio e pela Impregilo International Infrastuctures N.V., anuncia hoje em São Paulo a obtenção de garantias superiores a R$ 300 milhões do banco Itaú. A informação é de uma fonte de mercado que acompanha o negócio.
A operação garante as condições econômico-financeiras para a holding assumir o controle do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto quando for chamada pela Artesp (Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo). A agência avalia neste momento a proposta. O recurso é suficiente para pagar os 20% dos R$ 594 milhões a título de outorga para assinatura do contrato.
O consórcio Primav/Ecorodovias foi o 2º colocado no leilão da Ayrton Senna realizado pelo governo de São Paulo no fim de outubro do ano passado, quando foram leiloados cinco lotes de rodovias -negócio feito exatamente num dos períodos mais críticos da crise financeira internacional.
Na ocasião, a vencedora do leilão foi a TPI (Triunfo Participações e Investimentos), empresa de construção e administração de concessões do Rio Grande do Sul. A empresa chegou a ser homologada como vencedora pela agência reguladora paulista no mês de janeiro. Mas, sem conseguir obter as garantias exigidas no edital de licitação, a Artesp cancelou a homologação e iniciou análises da proposta da segunda colocada.
A Triunfo apresentou pedido formal de adiamento por um mês para tentar negociar garantias e os recursos para investimentos e pagamento de 20% da outorga, mas o pedido foi negado. No momento, um novo recurso da TPI tramita na agência. O anúncio hoje da Ecorodovias pode ser interpretado, segundo uma fonte ouvida pela Folha, como sinal de que as chances da TPI são nulas em reverter a decisão.
A oferta de tarifa quilométrica da Ecorodovias no leilão foi de R$ 0,058899, deságio de 45,4% sobre o preço teto fixado pelo governo. Se assumir o corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, a empresa passará a deter o controle de cinco concessões rodoviárias, a segunda em São Paulo. A holding controla a concessão do complexo viário Anchieta/Imigrantes, que interliga a capital paulista à Baixada Santista. A empresa também administra um pátio de estacionamento de caminhões em Cubatão.

Ayrton Senna
Os 143 quilômetros do corredor foram considerados a "joia" do leilão feito pelo governo paulista. Pelo trecho, o grupo que assumir a concessão terá de investir R$ 903 milhões, o que inclui obras em 3,5 quilômetros da marginal Tietê dentro de São Paulo. (AB)


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