UOL


São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco oficial pode baixar taxa logo, diz Mercadante

DO PAINEL S.A.

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), que também participou da reunião sobre juros, confirmou à Folha que a queda de juros e o aumento do crédito por parte dos bancos oficiais foi o tema principal da reunião de segunda-feira realizada no Palácio da Alvorada.
De acordo com Mercadante, "o presidente tem entendimento de que não é preciso esperar a queda da taxa Selic [juros básicos] pelo Banco Central para baixar os juros dos tomadores de empréstimo".
Segundo Mercadante, a queda da taxa Selic será apenas um dos componentes que irão ajudar na redução dos juros finais cobrados pelos bancos. "Já há estudos bem avançados por parte do Banco do Brasil, da Caixa e do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] com esse fim", disse Mercadante.
A reunião de segunda-feira no Palácio da Alvorada também serviu para acalmar os ânimos do vice-presidente da República, José Alencar, que, nas últimas semanas, se transformou no maior crítico dos juros altos na economia.
De acordo com o que a Folha apurou, Alencar, a partir de agora, também irá fazer parte das reuniões do governo cujo tema central seja a queda dos juros. (GUILHERME BARROS)


Texto Anterior: 'Fase dois': BB e CEF estudam como baixar juro
Próximo Texto: Panorâmica - Crise no ar: Controladora da Varig troca de comando de novo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.