UOL


São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 2003

Texto Anterior | Índice

SEM GÁS

Escassez de recursos preocupa

Energia atômica deve se expandir, diz Greenspan

DA REDAÇÃO

Os Estados Unidos deveriam explorar uma maneira de ampliar a produção de energia elétrica gerada a partir de usinas nucleares e de carvão mineral. A opinião é de Alan Greenspan, presidente do Federal Reserve (banco central norte-americano).
Mas, segundo Greenspan, mesmo diversificando suas fontes de energia, os EUA não deixarão de ser dependentes do petróleo produzido no politicamente instável Oriente Médio. A análise do presidente do Fed foi feita durante sessão da Comissão de Energia e Comércio da Câmara do país.
Greenspan recomendou que os EUA busquem meios de importar mais gás natural de países como a Argélia, a Nigéria e a Rússia, para que seja criada uma "válvula de escape" que possa estabilizar os preços do produto. As reservas de gás estão historicamente baixas no país, os preços dobram em relação ao ano passado e há quem preveja uma escassez do produto durante as férias de verão.
Ainda segundo Greenspan, o preço do gás natural deve permanecer elevado no próximo ano.


Texto Anterior: O vaivém das commodities
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.