UOL


São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Investimento
Na reunião ministerial com o presidente Lula, hoje, Carlos Lessa (BNDES) dirá que é perfeitamente viável o país investir 7% do PIB ao ano em infra-estrutura. Em outras épocas, o Brasil chegou a investir 11% do PIB.

O peso dos juros
Lessa lembrará também que cada ponto percentual da taxa de juros corresponde a 0,5% do Produto Interno Bruto que o Brasil deixa de investir.

Prioridades
Na reunião deverão ser definidos os projetos de infra-estrutura que entrarão no PPA (Plano Plurianual). Prioritárias para Lula são a transposição de águas para a região Nordeste e a interligação brasileira fluvial e por estradas rodoferroviárias com os países sul-americanos.

Energia
Dados da Eletrobrás mostram que 1,4 milhão de residências passaram a receber energia elétrica entre maio deste ano e o mesmo mês do ano passado -um crescimento de 3,3%.

Uso racional
O consumidor residencial tem usado a energia de forma mais racional, devido ao valor das tarifas e à utilização de aparelhos elétricos de consumo mais baixo, de acordo com dados da Eletrobrás.

Para crianças
A Mimo, empresa argentina de moda infantil, inaugura nesta terça sua segunda franquia brasileira, no Shopping Jardim Sul, em São Paulo. Para 2004, a grife planeja a abertura de mais nove franquias.

Treinamento
O Banco Real abre nesta semana seu programa de recrutamento de trainees. As inscrições vão até 12 de setembro e podem ser feitas no site do banco.

Ar puro
A empresa de produtos de limpeza Reckitt Benckiser fará seis lançamentos na Abad 2003 (evento do setor atacadista), que acontece entre os dias 12 e 15, em Brasília. Entre eles um purificador de ar que também é uma peça decorativa.

Mercado
A companhia de saneamento Copasa deverá vir a mercado após mais de um ano do anúncio de sua abertura de capital. Para concretizar a operação, serão emitidos R$ 600 milhões em debêntures, com recursos do FAT e de mercado.

Internet
O Click 21, a internet gratuita da Embratel, já tem cerca de 60 mil usuários em três semanas de operação. O serviço está em fase de testes em Curitiba (PR) e, a partir do dia 14, vai atender mais cem cidades.

Lançamento
O especialista em comunicação verbal Reinaldo Passadori lança seu primeiro livro, "Comunicação Essencial", inspirado em sua experiência de 20 anos no treinamento de executivos de mais de 300 empresas.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Respeito aos contratos

O alto custo do capital no Brasil não está ligado apenas à escassez de poupança, mas também à precariedade jurídica das transações econômicas. A afirmação é do economista Guilherme da Nóbrega, do banco Fibra. De acordo com ele, a prioridade dada aos temas da abertura econômica, da estabilização e do ajuste fiscal pôs de lado, nos últimos anos, questões como as da flexibilização dos contratos de trabalho, das agências reguladoras e da legislação de falências. O economista afirma que está nas mãos do governo Luiz Inácio Lula da Silva dar proteção aos contratos negociados contra decisões judiciais inesperadas, viabilizar a modernização dos códigos processuais e dar um entorno institucional ao mercado de crédito.

Próximo Texto: Receita ortodoxa: Banco eleva lucro em dólar no governo Lula
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.