São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prévia do IGP-M indica deflação

JANAINA LAGE
DA FOLHA ONLINE, NO RIO

A inflação medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercado) registrou uma taxa negativa de 0,36% na primeira medição de agosto. A queda nos preços foi ainda mais intensa do que a registrada na primeira prévia de julho, quando o índice havia apurado deflação de 0,09%.
Se a queda nos preços mantiver fôlego ao longo do mês, os IGPs, medidos pela Fundação Getulio Vargas, poderão ter um ciclo de quatro meses seguidos de deflações -superior ao último ciclo de taxas negativas influenciadas pela variação cambial, verificado em 2003. Ontem, o dólar fechou cotado abaixo da barreira psicológica dos R$ 2,30 pelo segundo dia consecutivo.
A desaceleração na primeira medição de agosto foi generalizada, aponta a FGV. Os preços no atacado registraram uma taxa de -0,48%, ante -0,23% em julho. O movimento mais intenso de recuo de preços ficou com as matérias-primas brutas, que passaram de -0,17% para -0,77%, com destaque para produtos como soja (de 4,29% para -0,25%) e bovinos (de 0,41% para -1,23%).
Os insumos industriais também mostraram recuo de preços influenciados pelo comportamento dos suprimentos, que passaram de -0,02% para -1,09%. Já os produtos acabados tiveram sua taxa reduzida pelo recuo nos preços dos alimentos processados.

Varejo
Na primeira medição de agosto a deflação também chegou ao consumidor. A inflação no varejo passou de 0,02% para -0,16%, com a queda nos preços do vestuário, motivada pelas promoções de roupas de inverno, e com o recuo nos preços de serviços para residências.
Os custos na construção civil recuaram de 0,58%, na primeira prévia de julho, para -0,05% na primeira medição de agosto, com a ausência de dissídios. Os preços foram coletados entre os dias 21 e 30 de julho.


Texto Anterior: Saiba mais: Novo índice exclui efeitos típicos da estação
Próximo Texto: Costa negociará com Lula fim de assinatura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.