São Paulo, sábado, 11 de agosto de 2007

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Fiat anuncia investimento de € 2 bi na América Latina

Presidente mundial do grupo diz que "mais da metade" do valor deve ir para o Brasil

Injeção de recursos tem como meta atingir a produção de 1 milhão de veículos da montadora italiana na região em 2010

RODRIGO RÖTZSCH
DE BUENOS AIRES

O presidente mundial da Fiat, Sergio Marchionne, disse ontem em Buenos Aires que o grupo pretende investir 2 bilhões (R$ 5,25 bilhões) na América Latina entre 2008 e 2010. Marchionne afirmou que ainda não está estabelecido o quanto dessa quantia será gasto no Brasil, mas assegurou que será "mais da metade".
O investimento terá como meta a produção de 1 milhão de veículos da Fiat na região em 2010 -atualmente, são 700 mil unidades anuais-, incluindo novos produtos. Com isso, o grupo espera ascender a 15% do mercado latino-americano, contra os 13% atuais.
O investimento de pelo menos 1 bilhão (R$ 2,6 bilhões) no Brasil é o maior anunciado até agora por uma montadora para os próximos anos. A GM vai investir US$ 1 bilhão (R$ 1,9 bilhão) em 2009 e 2010, enquanto a Ford gastará R$ 2,2 bilhões entre 2007 e 2011.
A Fiat é líder no mercado de automóveis brasileiros. Nos primeiros sete meses deste ano, foi responsável por 25,9% das vendas do setor.
Marchionne não precisou se o plano de investimentos inclui a construção de uma nova fábrica. Caberá ao presidente da Fiat América Latina, o brasileiro Cledorvino Belini, decidir como será investido o dinheiro da matriz.
Belini disse ontem que os detalhes de como serão repartidos os investimentos "serão vistos nos próximos meses, quando nos sentaremos para elaborar os planos". Atualmente, a Fiat possui duas fábricas na América Latina: uma no Brasil e outra em Córdoba, na Argentina, que não fabrica carros desde 2002, mas que no início de 2008 voltará a produzir veículos do modelo Siena.
Também presente na coletiva à imprensa, o diretor-geral da Fiat Argentina, Franco Ciranni, tinha dito antes da chegada de Marchionne que a empresa não tem planos de construir uma nova fábrica nos próximos anos.
Os R$ 5,2 bilhões a serem investidos na América Latina até 2010 representam um aumento de 160% em relação aos R$ 2 bilhões do triênio 2005-2007. Marchionne ressaltou a importância da operação latino-americana para o reerguimento da Fiat, que enfrentava a maior crise de sua história quando ele assumiu em 2004 e que no trimestre passado teve um resultado operacional de 946 milhões, o maior da história da montadora em um trimestre.
"A América Latina deu uma grandíssima contribuição. Pelo nosso planejamento, o percentual dessa contribuição vai diminuir nos próximos anos com o nosso crescimento projetado na Europa [o grupo pretende passar de 8,5% para 11% de participação de mercado no continente], o que não torna a América Latina menos importante", afirmou Marchionne.
Os 2 bilhões que serão destinados à América Latina representam 11,8% do total que a empresa pretende investir até 2010 - 17 bilhões.
O presidente mundial da Fiat esteve em Buenos Aires para o lançamento latino-americano do Fiat Punto, carro que será produzido na fábrica da empresa em Betim (MG) e exportado para a América Latina.
O carro começa a ser vendido no Brasil no próximo dia 15 e custará a partir de R$ 37.900.


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