São Paulo, sábado, 11 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pochmann aceita convite de Mangabeira para o Ipea

Posse do economista deve ocorrer na próxima terça

DA REDAÇÃO

O economista Marcio Pochmann, ex-secretário da gestão Marta Suplicy (PT) na Prefeitura de São Paulo (2001-2004), já aceitou o convite de Roberto Mangabeira Unger, secretário de Estratégias de Longo Prazo, para dirigir o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). A posse deve ser na terça-feira.
Pochmann é professor livre-docente da Unicamp, à qual pertence o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o novo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho. A nomeação de Pochmann para o Ipea sugere que os economistas "desenvolvimentistas" estão ganhando espaço no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em contraste com o predomínio dos ortodoxos no primeiro governo petista.
O nome de Pochmann teria sido sugerido a Mangabeira Unger pelo vice-presidente José Alencar, líder do PRB, que acolheu bem a indicação, pois já conhecia seu trabalho.
Durante a gestão de Marta Suplicy, Pochmann foi secretário do Trabalho, Desenvolvimento e Solidariedade, responsável pelos programas de inclusão social e geração de empregos. Ele já publicou diversos trabalhos sobre distribuição de renda. No ano passado, foi um dos organizadores do "Atlas da Nova Estratificação Social no Brasil: Classe Média, Desenvolvimento e Crise" (Cortez Editora). Já publicou também "Desafio da Inclusão Social no Brasil. São Paulo" (2004) e "Relações de Trabalho e Padrões de Organização Sindical no Brasil" (2003), entre outros livros.


Texto Anterior: Governo adia o leilão de hidrelétrica no rio Madeira
Próximo Texto: Consumo: Supermercados limitam compra de leite na BA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.