UOL


São Paulo, quinta-feira, 11 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

AMÉRICA LATINA

México "flerta" com Mercosul e assina acordo de livre comércio com Uruguai
O México e o Uruguai assinaram ontem um pacto de livre comércio depois de anos de negociações. A decisão abre caminho para que o México acerte um eventual acordo com o Mercosul, bloco formado por Brasil, Paraguai e Argentina, além do próprio Uruguai.
"Esse tratado representa o primeiro estágio de nosso objetivo de estabelecer uma área de livre comércio entre o México e os países do Mercosul", disse o ministro da Economia do México, Fernando Canales, ao assinar o acordo nas vizinhanças de onde ocorrem as reuniões da Organização Mundial do Comércio, em Cancún.
Para o Uruguai, atingido por uma crise econômica, o pacto com o México é fundamental. No ano passado, o país sul-americano exportou US$ 92 milhões em mercadorias para o México, a segunda maior economia da América Latina. Este, por sua vez, exportou US$ 110 milhões para o Uruguai, a maior parte em produtos industrializados.
Os dois países começaram a negociar a expansão de um já existente acordo econômico no ano passado. Na mesma época, os países do Mercosul assinaram um acordo com o México pelo qual se comprometiam a trabalhar na busca de um pacto de livre comércio. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Comércio mundial: Coreano se mata em protesto contra OMC
Próximo Texto: Fraudes do capital: Ex-executivo da Enron se declara culpado e é condenado a 5 anos de prisão
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.