São Paulo, segunda-feira, 11 de outubro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Voadores 1
O segmento de supermercados apresentou índice de cheques devolvidos de 2,13% em setembro -resultado menor que o registrado em agosto (2,18%). É o terceiro melhor indicador de inadimplência no segmento neste ano. Em relação a setembro de 2003, a queda foi de 12%. Os dados são da Telecheque.

Voadores 2
Os outros dois melhores indicadores de inadimplência do segmento de supermercados neste ano foram registrados nos meses de julho e junho, quando os índices de cheques devolvidos foram de 1,88% e 2,01%, respectivamente.

Livre-arbítrio 1
A Justiça desobrigou a Souza Cruz a pagar três indenizações milionárias pleiteadas por ex-fumantes. Em Fortaleza, a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará julgou extinta a ação que a Acedesfe (Associação Cearense de Defesa da Saúde do Fumante e Ex-Fumante) movia contra a fabricante.

Livre-arbítrio 2
Já em Santos (SP), um ex-fumante que pleiteava R$ 1,5 milhão por danos morais teve seu pedido negado pela juíza Thaís Cabaleiro Coutinho. Em Porto Alegre (RS), foi negada a tutela antecipada e danos morais a outro ex-fumante. Com essas, são 181 decisões favoráveis à empresa no país.

De volta
Depois da derrota na disputa para a Prefeitura de São Paulo, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, vai reassumir o comando da Força Sindical em novembro. Até lá, viaja para as regiões Norte e Nordeste para apoiar candidatos de seu partido -o PDT.

"Moda light" 1
Pesquisa revela que 82,1% das pessoas consomem produtos diet/light e, independentemente do preço, têm em casa algum item desse segmento. Essa é uma das conclusões da pesquisa feita pelo Núcleo de Informações da Store na capital paulista.

"Moda light" 2
Dos 1.200 consumidores ouvidos, 48,3% responderam que sempre compram produtos dietéticos ou lights, 47,3% costumam comprar às vezes e 4,4% raramente compram produtos da linha.

"Moda light" 3
O consumo de produtos diet e light se concentra nas classes A e B, com 58% de participação, segundo a Abiad (associação da indústria de alimentos dietéticos). Na classe C, o percentual é de 39%, e, na D, de 3%. Apesar de o consumo ser alavancado pelas classes mais altas, as classes C e D já mostram potencial.


De Minas para os EUA
A GRM (Gosto Requintado Mundial), cachaça premium produzida em Minas Gerais, desembarca nas prateleiras norte-americanas. A RMG Comercial, distribuidora da bebida, exportou, em setembro, um lote com 5.000 garrafas para os EUA. A previsão é chegar a 30 mil garrafas até o final de 2005.
E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Emprego nos EUA

A criação de empregos nos EUA em setembro foi decepcionante, contrariando os resultados das sondagens empresariais. A contradição pode ser em parte atribuída aos impactos adversos dos furacões, mas parece refletir sobretudo a discrepância entre a retórica positiva das empresas e a efetivação mais cautelosa de contratações, de acordo com relatório da LCA Consultores. A fraca criação de empregos não altera, por ora, as projeções da consultoria para o crescimento do PIB nos EUA. Apesar disso, afirma o relatório, o enfraquecimento do emprego pode gerar mudanças em algumas projeções macroeconômicas domésticas. Ao abortar o ajuste para cima que vinha ocorrendo nas taxas de juros de mercado nos EUA, o resultado do emprego produziu alívio adicional às nossas taxas de risco e câmbio, cujas projeções de curto prazo poderão ser revistas para baixo.

Próximo Texto: Diploma não garante emprego, revela estudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.