São Paulo, terça-feira, 12 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO

Compra para o estoque estratégico faz o preço do barril subir 8,26%

Petróleo sobe com anúncio dos EUA

DA REDAÇÃO

O petróleo disparou no pregão de ontem por causa de rumores de que a Shell iria comprar grandes volumes do produto para atender uma solicitação dos EUA assegurar a Reserva Estratégica de Petróleo (SPR, na sigla em inglês) do país. Com isso, o preço do barril tipo brent disparou 8,27% em relação à sexta-feira, chegando a US$ 21,35.
A alta do brent impulsionou o mercado em Nova York, onde o barril do petróleo atingiu a o preço de US$ 21,41, 5,68% acima do registrado na sexta-feira.
O Departamento de Energia dos EUA disse ontem que a Shell deverá entregar 18,6 milhões de barris para a SPR entre abril de 2002 e maio de 2003.
Os negócios eram poucos em Nova York por causa da incerteza em relação ao acordo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) com países não-membros para reduzir a produção tentando elevar os preços.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Opinião econômica - Benjamin Steinbruch: Folia produtiva
Próximo Texto: Bancos: Bank of America quer indenização do Liberal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.