São Paulo, terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de veículos no país registra o melhor janeiro da história

Foram licenciadas 215 mil unidades, 40,6% a mais do que no primeiro mês de 2007; com investimentos, Anfavea descarta faltar carro no mercado interno

DEISE DE OLIVEIRA
DA FOLHA ONLINE

A indústria automotiva atingiu o melhor resultado de vendas para janeiro, com 215 mil unidades licenciadas, alta de 40,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados ontem.
O desempenho, aliado à perspectiva de bater o recorde de 2007, no entanto, não é motivo de preocupação quanto à capacidade da indústria automotiva em atender a demanda, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
"Não vai faltar carro. A indústria está investindo. Há queda de exportação e projetamos, infelizmente, aumento de importações. As indústrias estão se preparando para atender a demanda. Várias empresas já anunciaram investimentos em 2007, que estão em maturação", disse o presidente da Anfavea, Jackson Schneider.
Em relação a dezembro, as vendas de veículos em janeiro caíram 11,3%, afetadas principalmente pelas férias. O desempenho já era esperado.
A produção, por sua vez, atingiu 254,9 mil veículos em janeiro deste ano, com avanços de 15,5% na comparação com dezembro e de 24,2% em relação ao mesmo mês do ano passado -também o melhor índice registrado para o período.
"O aumento da produção em janeiro se explica pela constância de produtividade. Em dezembro [quando houve queda de produção em relação a novembro] as empresas deram férias, o que ocorreu menos em janeiro", informou Schneider.

Crédito ajuda
Segundo Schneider, no acumulado dos últimos 12 meses a indústria superou, pela primeira vez, 3 milhões de unidades produzidas, com expansão de 15,2% no período encerrado em janeiro deste ano. Em igual período (entre fevereiro de 2007 e janeiro de 2008), as vendas registram alta de 29,6%, para 2,525 milhões de unidades.
A concessão de crédito em alta e os juros e a inadimplência em queda continuam a estimular e a ser o principal motivo para o desempenho da indústria automotiva, diz Schneider.
"Entramos em uma nova base de mercado. Projetamos expansão de 17,5% nas vendas, e durante o ano deve haver uma acomodação em relação ao crescimento de janeiro", informou Schneider.
Já as exportações de veículos e máquinas agrícolas somaram US$ 1 bilhão em janeiro -elevação de 26,8% ante janeiro de 2007. Na comparação com dezembro do ano passado, as exportações caíram 17,4%.
As montadoras empregavam 121.523 pessoas no mês passado -mais 13,7% sobre o primeiro mês do ano passado. Apenas em janeiro foram criados 1.185 postos de trabalho.


Texto Anterior: Montadora diz que Fox não tem defeito
Próximo Texto: Mínimo deve subir para ao menos R$ 412
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.