São Paulo, terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

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Empresa de shoppings assume Villa Daslu

Gestão operacional do conjunto de lojas em SP ficará com a BRMalls, rede que administra 30 shopping centers no país

Pelo acordo, rede assumirá custos e ficará com cerca de 70% da receita da empresa de Eliana Tranchesi; espaço poderá ganhar mais lojistas

JULIO WIZIACK
DA REPORTAGEM LOCAL

A empresária Eliana Tranchesi, dona da Daslu, teve de desistir dos planos de erguer, por conta própria, um "shopping do luxo" no país. Ontem, Tranchesi anunciou uma parceria com a BRMalls, empresa que administra e comercializa 30 shopping centers no país.
A partir de agora, toda a parte operacional da Villa Daslu -conjunto de 70 lojas ao lado da butique Daslu- ficará nas mãos da BRMalls. Isso inclui o relacionamento com os lojistas, fornecedores e prestadores de serviço. A BRMalls cuidará também do Terraço Daslu, um espaço destinado a eventos.
A Folha apurou que, com essa parceria, a Daslu abre mão de cerca de 70% de sua receita para a BRMalls. Em troca, livra-se dos custos operacionais e pode ganhar com o aumento do número de lojistas.
Segundo Carlos Medeiros, presidente da BRMalls, já existe uma dúzia de interessados. "O nosso objetivo é fazer a receita crescer 30% até 2009", afirma Medeiros. "Tanto a BRMalls quanto a Daslu ganharão com a parceria."
Para o diretor financeiro da Daslu, Hayrton de Campos, a empresa de Tranchesi administrava a Villa Daslu há cerca de dois anos, mas faltava experiência e capacidade de negociação não só com os lojistas mas com os fornecedores e prestadores de serviços.
"Não tínhamos o poder de negociação da BRMalls na hora de lidar com empresas de telefonia, segurança ou manutenção, por exemplo," diz Campos. "Com a parceria, resolvemos esse problema."
Ele estima que essa redução de custos poderá chegar a 15%. "Ainda é cedo para saber exatamente quanto ganharemos porque os contratos ainda serão revistos," diz.
Há quase um ano à frente do departamento financeiro da Daslu, Campos atuou no mercado financeiro e em um grupo de concessionária de veículos. Sua tarefa é profissionalizar a gestão financeira e administrativa da companhia para que Tranchesi mantenha o foco em novas frentes de negócio.
Para a BRMalls, a parceria marca sua entrada em um segmento de alto luxo. "A Daslu é a grande vitrine para esse público no país", afirma Medeiros.
Sua empresa, que abriu o capital em abril do ano passado, tem R$ 1 bilhão em caixa e, atualmente, está ampliando 12 shoppings e construindo 6, sendo 3 em São Paulo. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) saltou de R$ 36 milhões, nos primeiros nove meses de 2006, para R$ 150 milhões, no mesmo período de 2007.

Antecedentes
Fundada em 1958, a Daslu se tornou conhecida internacionalmente ao inaugurar sua loja multimarcas na Vila Olímpia, em São Paulo, em 2005.
Um mês depois, Eliana Tranchesi foi detida acusada de fazer parte de um suposto esquema de fraudes de importação de mercadorias. A Receita Federal multou a empresa por sonegação fiscal em cerca de R$ 236 milhões, em 2006.
Liberada, Tranchesi voltou ao trabalho, mas sua empresa enfrentou restrições de importações. A Folha apurou com um diretor da Daslu que houve queda acentuada nas vendas.
Ao mesmo tempo, Tranchesi passou a enfrentar a chegada de novos concorrentes em São Paulo. A inauguração do Shopping Cidade Jardim, prevista para março deste ano, e outros dois shoppings de luxo, o Parque JK e o Vila Olímpia, que devem abrir as portas em 2009, acirraram ainda mais a disputa.
Na análise de um consultor de mercado que não quis ter o nome revelado, não sobrou outra alternativa para Tranchesi: ela terá de se reinventar, voltando às suas origens.


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