UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2003

Texto Anterior | Índice

ENERGIA

BNDES fez 2 financiamentos

Empréstimos à AES serão investigados

DA SUCURSAL DO RIO

O Ministério Público Federal no Rio anunciou que vai investigar os dois empréstimos concedidos em 1998 e em 2000 pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) "à empresa norte-americana AES" para a compra de ações da Eletropaulo.
Segundo nota divulgada ontem, os crimes possíveis de terem sido cometidos são os de gestão temerária e de evasão de divisas, ambos previstos na lei nš 7.492/86 (Lei do Colarinho Branco). A investigação vai averiguar se foram cometidas irregularidades contra a lei nš 4.131/72 (Lei de Remessa de Lucros) e se houve improbidade administrativa.
Em 1998, o banco emprestou o equivalente a US$ 888,6 milhões à Lightgás (controlada pela AES, EDF e outras). Esse empréstimo foi assinado por José Pio Borges, na condição de presidente em exercício do banco estatal.
A Folha tentou falar com o ex-presidente do BNDES Pio Borges, mas ele não foi localizado no telefone celular nem em sua residência até as 19h30. (CHICO SANTOS)


Texto Anterior: Ganhos do BNDES caem mais de 30% em 2002
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.