São Paulo, sábado, 12 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil suspende venda de luz para vizinho

DE BUENOS AIRES

O governo argentino classificou ontem de "imprevista" a decisão das "autoridades do Brasil" de suspender a venda de energia elétrica para o país vizinho.
A Argentina pretendia comprar do Brasil cerca de 700 mWh, a partir do próximo dia 1º e até 30 de setembro. Segundo o governo argentino, o país precisa importar energia elétrica para aumentar suas "opções de oferta" e "reduzir o risco de desabastecimento", já que "a indústria de gás natural atravessa dificuldades".
O Ministério de Minas e Energia disse que informou na semana passada ao governo argentino que o Brasil não poderia exportar energia elétrica, para garantir o "pleno abastecimento" interno.
Segundo a assessoria do ministério, o secretário de Energia, Ronaldo Schuck, reuniu-se com membros do governo vizinho para explicar que a seca no Rio Grande do Sul deixou o país sem excedentes para exportação.
Também na semana passada, a Argentina suspendeu o fornecimento de gás para a usina térmica brasileira de Uruguaiana. O governo vizinho informou que pretende retomar, a partir da próxima semana, o fornecimento de um terço do total previsto (2 milhões de metros cúbicos por dia).
Ontem, a Secretaria de Energia argentina publicou no diário oficial do país o edital que autorizava a compra de energia do Brasil e a resolução que o suspende. (SA)


Texto Anterior: Desemprego cai para 12,1% no país em 2004
Próximo Texto: Energia: Lucro cresce e Cemig paga mais a acionista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.