São Paulo, sábado, 12 de maio de 2007

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Lucro das Americanas sobe 400%, para R$ 17 mi

Páscoa mais cedo em relação a 2006 e compra da Blockbuster turbinam ganho

Rede afirma que adaptará cerca de 90% da rede de aluguel de vídeos ao formato Americanas Express até o fim do ano


DA FOLHA ONLINE

O lucro líquido das Lojas Americanas atingiu R$ 17 milhões no primeiro trimestre do ano. O valor é cerca de 400% superior ao lucro de R$ 3,4 milhões verificado no mesmo período de 2006. Entre os motivos para o crescimento, a empresa destaca as vendas da Páscoa, que teve efeitos nos negócios de março por ter ocorrido em 8 de de abril, ao contrário de 2006, quando a data foi comemorada no dia 16 de abril.
Além disso, a empresa menciona como fatores para o aumento no lucro a fusão entre a Americanas e o Submarino, que ocorreu em dezembro de 2006 e também teve impacto nos negócios.
Considera também a aquisição da rede Blockbuster e suas 127 lojas em janeiro de 2007, assim como a implementação da Financeira Americanas Itaú, cujos primeiros cartões de crédito e produtos financeiros foram lançados em maio de 2006.
A companhia atingiu receita bruta de R$ 1,62 bilhão no primeiro trimestre, ante R$ 970,9 milhões no mesmo período do ano anterior, alta de 67%. A receita líquida chegou a R$ 1,2 bilhão, com alta de 64,1% frente aos R$ 734,8 milhões registrados até março de 2006.
No primeiro trimestre de 2007, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) totalizou R$ 126,1 milhões, alta de 67,9% diante dos R$ 85,6 milhões do mesmo período de 2006.

Blockbuster
As Lojas Americanas pretendem adaptar cerca de 90% das 127 unidades da Blockbuster até o fim de 2007, deixando-as com formato semelhante à rede Americanas Express -unidade mais compacta das Lojas Americanas, segundo divulgou ontem o diretor de Relações com Investidores da empresa, Roberto Martins.
"Cerca de 70% das lojas da Blockbuster possuem cerca de 400 metros quadrados, mais ou menos o mesmo tamanho das Americanas Express. Pretendemos otimizar a área de aluguel de filmes em 80 ou 100 metros quadrados e ampliar a oferta de produtos, oferecendo sortimento semelhante ao das unidades Express, com brinquedos, higiene e beleza, assim como eletroeletrônicos", disse Martins.
Os investimentos para as adaptações necessárias nas unidades da Blockbuster deve chegar a R$ 50 milhões até o fim de 2007.
Em muitos casos, segundo Martins, também é possível ampliar as lojas da Blockbuster com áreas vizinhas às unidades. "É uma questão de negociar com os locatários ou sublocatários de outras lojas vizinhas à Blockbuster", afirmou.
Ainda segundo ele, a Blockbuster será a marca de aluguéis e serviços das Lojas Americanas. "No futuro é possível, inclusive, colocar aluguel de filmes também nas Americanas Express e nas Lojas Americanas", afirmou.
Segundo o executivo das Lojas Americanas, a empresa espera superar o número de abertura de lojas registrado em 2006, de 45 novas unidades.
"Até agora já abrimos quatro novas lojas. Além disso, temos 22 contratos assinados para a abertura de unidades e mais 30 lojas em fase de análise contratual. Pelo potencial do Brasil, esperamos superar essas marcas também nos próximos anos", disse.


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