UOL


São Paulo, sábado, 12 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Werlang diz que juro pode cair já para 22%

DA SUCURSAl DO RIO

O economista Sérgio Werlang, ex-diretor do BC (Banco Central) e responsável pela elaboração do modelo de metas de inflação adotado pelo Brasil, disse ontem que o Copom (Comitê de Política Monetária do BC) tem condições de baixar a taxa de juros em quatro pontos percentuais na reunião da próxima semana.
"Nosso modelo de simulação mostrou que dá para cortar quatro pontos no próximo Copom, sem comprometer as metas de inflação", disse Werlang, que participou do seminário do BC no Rio.
Atualmente diretor do Itaú, ele disse que os juros subiram muito rapidamente entre o final do ano passado e o começo deste e afirmou que a queda também pode ser rápida.
Werlang deu como exemplo a ação do BC em 1999, quando os juros caíram de 45% para 22% no intervalo de três meses. Mas disse não acreditar que a queda agora seja também veloz. Segundo ele, o Copom deverá reduzir a taxa, atualmente em 26% ao ano, em, no máximo, dois pontos percentuais. Nesse caso, sugeriu, o BC deveria reduzir o depósito compulsório dos bancos.

Marcos Lisboa
O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Marcos Lisboa, disse no seminário que está "totalmente descartada" a idéia defendida por vários economistas simpáticos ao PT de que o governo venha a adotar algum tipo de controle do fluxo de capitais.
"Isso é feito por países em situação de crise extremamente grave", afirmou.


Texto Anterior: Dragão adormecido: SP registra a maior deflação em 4 anos
Próximo Texto: Para BC, só resta reduzir a taxa, diz Heron
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.