São Paulo, sábado, 12 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobras diz ter plano de contingência

AGNALDO BRITO


O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse ontem em São Paulo que a estatal já possui um plano de contingência para manter a produção de petróleo na bacia de Campos caso os petroleiros iniciem greve de cinco dias a partir da próxima segunda-feira. A Petrobras, segundo o presidente, vai "exigir condições" para que seja mantida a produção em caso de paralisação.
Na reunião mediada ontem pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), os representantes das duas partes não chegaram a um acordo sobre o número mínimo de plataformas para manter a produção. Tampouco discutiram o mérito central da parada dos trabalhadores, que reivindicam que a Petrobras passe a considerar o dia de saída da plataforma como mais uma data de trabalho.
O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense anunciaram a parada de algumas das 41 plataformas em operação na bacia de Campos, a principal área de produção de petróleo e gás do país, responsável por 84% do abastecimento do país, ou 1,6 milhão de barris por dia. "Não queremos impacto na produção, vamos fazer que a produção continue. Vamos montar um sistema de contingência e exigir condições mínimas para manter a produção", disse. Gabrielli afirmou que as negociações com o grupo, de 6.000 a 6.500 petroleiros, continuam.
A FUP (Federação Única dos Petroleiros) também propõe uma greve em âmbito nacional, que atingirá também refinarias e terminais da companhia. A decisão sobre o movimento será na próxima terça-feira, em reunião da entidade com todos os sindicatos. Nesse caso, a reivindicação é o aumento da PLR (Participação nos Lucro e Resultados). A estatal ofereceu 12,8% sobre o valor pago aos acionistas sob a forma de dividendos. A categoria quer 18%.


Colaborou a Sucursal do Rio


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Meta para exportações cresce para US$ 190 bi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.