São Paulo, sábado, 12 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA

Zona do Euro pode ter sofrido 1ª retração

DA BLOOMBERG

A economia da zona do euro deve ter sofrido contração no segundo trimestre pela primeira vez desde que a moeda única foi adotada, quase uma década atrás, disseram economistas do Citigroup Inc., do JPMorgan Chase & Co. e do Barclays Capital.
A economia da zona do euro, que reúne 15 países, está apertando o cinto uma vez que os preços recordes do petróleo, a valorização do euro e a desaceleração da economia mundial se refletem sobre o crescimento.
As exportações e a produção industrial caíram em maio na Alemanha e na França, enquanto empresas como a Heidelberger Druckmaschinen AG e a Renault SA disseram que estão fechando postos de trabalho ou reduzindo metas de vendas.
Embora a Europa possa ainda evitar sua primeira recessão plenamente configurada dos últimos 15 anos, novos problemas devem estar a caminho. O Banco Central Europeu elevou na semana passada as taxas de juros no momento em que a queda do mercado de imóveis residenciais se agrava em partes da zona do euro.


Texto Anterior: Meta para exportações cresce para US$ 190 bi
Próximo Texto: Estudo: Índice da OCDE vê retração na economia do país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.