São Paulo, sábado, 12 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

PAINEL S/A

Otimismo
Armínio Fraga, presidente do Banco Central, afirma que a balança de pagamentos está longe de ser sua principal preocupação. As exportações estão subindo e não há mais dinheiro de fora aplicado no curto prazo no país. Seu maior objetivo agora é manter a atual trajetória da economia. "Não podemos relaxar."

O pior já passou
O presidente do BC acha que os resultados da economia são surpreendentes neste ano, principalmente se forem levados em conta alguns fatores negativos. Entre eles, a alta dos juros nos EUA, o aumento do petróleo e a crise envolvendo o ex-secretário-geral da Presidência, Eduardo Jorge. Sobre o FGTS, prefere não se pronunciar.

Homenagem
Armínio Fraga foi ontem à FGV do Rio para prestar depoimento sobre o ex-ministro Mário Henrique Simonsen. O Centro de Documentação da FGV está preparando uma extensa biografia sobre a vida de Simonsen. Embora não tenha sido seu aluno, Armínio sempre foi muito próximo ao ex-ministro. "Fui um aluno indireto."

Fechou o tempo
As relações estão mesmo muito complicadas entre Daniel Dantas, do Opportunity, e Luiz Tarquínio, presidente da Previ. Dia desses, cansado de ligar para Tarquínio e não ser atendido, Dantas decidiu ir à Previ acompanhado de Mauro Salles para se encontrar com Tarquínio. Não passaram da portaria.

Crédito
O BNDES está implantando postos avançados nas federações das indústrias em todo o país. Em São Paulo, vai ser inaugurado até setembro um posto na Associação Brasileira de Franchising. Os postos avançados têm por finalidade colocar em contato empresas e agentes financeiros.


Bloco de controle
As grandes companhias de energia, como a multinacional EDF e a brasileira VBC, não desistiram da tarefa de convencer o governo a adotar o modelo de transferência do bloco de controle para a privatização de Furnas e não a pulverização. Na próxima semana, as empresas prometem voltar à carga na reunião do CND.


Bom negócio
Os preços dos automóveis importados usados caíram 0,47% no acumulado do ano. Já os preços dos usados nacionais tiveram aumento médio de 4,76% no mesmo período. O Renault Twingo 99 teve a maior queda de preço, de 4,30%, segundo a Assopev e o Sindiauto.

O bom e velho cheque
Mesmo com a crescente automatização do setor financeiro, o Banco do Brasil registrou aumento de 2,52% na quantidade de cheques compensados no primeiro semestre deste ano: 1,3 bilhão de documentos.

Marcha lenta
Depois de dez anos no vermelho, a Sifco, produtora de eixos para caminhões e ônibus, conseguiu finalmente registrar lucro, de R$ 21 milhões, no primeiro semestre.

Em alta
A venda de celulares tem aquecido o comércio eletrônico nos últimos meses. A loja virtual Submarino registrou crescimento de 24% no mês passado.


E-mail - painelsa@uol.com.br



Próximo Texto: Preços: Governo amplia poder de intervenção
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.