São Paulo, sábado, 12 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MERCADOS
Dow Jones sobe 1,09% e supera os 11 mil pontos pela 1ª vez desde 25 de abril

O Dow Jones (que reúne as ações mais negociadas na Bolsa de Nova York e representa as empresas da velha economia) fechou em alta de 1,09% ontem, depois de romper a barreira psicológica dos 11 mil pontos pela primeira vez desde 25 de abril.
O otimismo dos investidores foi puxado pelas boas recomendações que o banco Goldman Sachs fez a respeito da rentabilidade da fabricante de cigarros Phillip Morris.
Ontem também foram divulgados novos dados sobre a economia norte-americana. O índice de vendas no atacado ficou estável em julho, sendo que o núcleo do índice (que exclui energia e voláteis) subiu 0,1%.
Nos doze meses até julho, o indicador teve alta de apenas 4,1%, abaixo da variação de 4,3% medida nos doze meses até junho. O Departamento do Trabalho atribuiu a estabilidade dos preços no atacado à queda de 0,7% dos preços do grupo energia, que havia apresentado uma aceleração de 5,1% em junho. Em julho, os preços da gasolina caíram 9,1%, enquanto os preços do gás natural tiveram um aumento recorde de 6,2%. Os preços da eletricidade registraram a maior elevação em nove anos, ao avançarem 2%.

Varejo
A surpresa ficou por conta dos dados do varejo. Em julho, a alta registrada foi de 0,7%, ante elevação de 0,4% nas vendas de junho.
Os analistas esperavam alta de 0,4%, o que causou instabilidade e a sensação de que os dados econômicos são muito contraditórios. "Fica difícil prever o que pode acontecer com indicadores tão divergentes."
O Nasdaq Composite (principal indicador da Bolsa eletrônica que concentra ações de empresas de informática e novas tecnologias) subiu 0,78%. (DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)


Texto Anterior: Sem Proálcool, barreiras podem ser eliminadas
Próximo Texto: Governo da Índia quer processar a Microsoft
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.