São Paulo, quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Confiança do consumidor retoma o patamar pré-crise

O ICC (Índice de Confiança do Consumidor), que a Fecomercio SP divulga hoje, voltou ao patamar pré-crise, depois de registrar altos e baixos por conta da crise global.
O ICC, que ficou em 139,8 pontos em agosto, estava em 139,97 em setembro de 2008, quando as turbulências econômicas se aprofundaram e assustaram o consumidor, levando o índice a registrar sucessivas quedas. A escala vai de 0 a 200 pontos.
"O ICC já havia rompido os 139 pontos em julho e se manteve em agosto, prova de que a confiança está mantida", diz Thiago Freitas, economista da Fecomercio SP. Contribuíram para a alta da confiança as condições de crédito e as ações do governo, como desoneração do IPI para carros e linha branca.
A Fecomercio SP ouve mensalmente cerca de 2.000 pessoas em São Paulo para compor o indicador, que reflete uma média entre as expectativas dos consumidores para as economias atual e futura e é composto pelo Icea (Índice das Condições Econômicas) e pelo IEC (Índice de Expectativas do Consumidor).
O Icea -parte do índice que determina a sensação dos consumidores quanto à situação atual- cresceu 0,9%, atingindo 131,6. Segundo o economista, o Icea reflete a percepção do consumidor em relação ao emprego e à renda. "Esse otimismo se deve ao comportamento favorável da massa real de salários, que teve crescimento médio real de 5% no semestre."
Já o IEC, que mostra a percepção do consumidor sobre a situação futura, teve leve queda de 0,6%, registrando 145,2 pontos. "A queda na expectativa futura resulta da boa condição atual. Como o presente se mostra favorável, o consumidor antecipa as compras e acaba segurando a intenção de consumo futuro. Mas, como o segundo semestre costuma ser melhor do que o primeiro, a tendência de alta deve ser incorporada."

GIZ

Fernando Veloso (Ibmec/RJ), Samuel Pessôa (FGV/RJ), Ricardo Henriques (BNDES) e Fabio Giambiagi (BNDES) reúnem artigos no livro "Educação Básica no Brasil - Construindo o País do Futuro" (editora Campus Elsevier). Na obra, eles debatem a educação no Brasil, com o objetivo de sinalizar áreas nas quais as autoridades deveriam concentrar as atenções.

"PREVIEW"

A BMW vai apresentar pela primeira vez no Brasil hoje um modelo inédito no mundo, que será lançado oficialmente no Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro. O presidente da BMW Brasil, Henning Dornbusch, não confirmou, mas a Folha apurou que o modelo é o X1 e que ele estará à venda no país em 2010. Segundo Dornbusch, o privilégio foi conquistado porque a unidade brasileira atingiu a melhor performance do mundo no primeiro semestre. As vendas cresceram 28% no Brasil sobre o primeiro semestre de 2008, enquanto, no mundo, retraíram-se em 19%. Para ele, o resultado positivo se deve à manutenção dos preços mesmo com a oscilação cambial e à reposição dos estoques com modelos que estavam estocados nos países da América do Sul. "Nós acreditamos que a crise ia passar e pagamos para ver."

ÓLEO
José Carlos Aguilera está de saída da presidência da Brasil Ecodiesel, especializada em óleo vegetal e biodiesel. O novo nome será anunciado nos próximos dias. A empresa passou por reestruturação conduzida pelo banco Fator, cujo objetivo é torná-la líder no mercado.

REUNIÃO
Henrique Meirelles (BC), Mariano Lozano (Danone), Gilberto Tomazoni (Sadia) e Ruben Vardanian, presidente da Moscow School of Management Skolkovo, reúnem-se neste mês, na Fundação Dom Cabral, para a primeira reunião do Conselho Consultivo Internacional, criado pela instituição. O conselho, que conta com 70 integrantes, pretende implementar sua estratégia de internacionalização.

VOLANTE
O Brasil continua o quinto mercado consumidor de carros no mundo. Foi 1,735 milhão de carros vendidos no primeiro semestre. Em um ano, a China pulou de segundo para primeiro mercado, e, a Rússia, de quinto para décimo.

DE OLHO
Nick Reilly, vice-presidente de operações internacionais da Nova GM, estará no Brasil na sexta-feira. Ele virá visitar a subsidiária brasileira da GM, que responde pelo segundo maior mercado da montadora fora da América do Norte.

PARA O NORTE
O escritório Siqueira Castro Advogados inaugura nesta semana unidades em Belém (PA) e Manaus (AM). A receita do escritório cresceu 15% no primeiro semestre.

SUSTENTÁVEL
O Itaú Unibanco promove hoje o 5º Sustentabilidade em Pauta, em São Paulo. Entre os participantes, Walter Mendes, superintendente de renda variável do banco, e Ricardo Abramovay, professor de economia da USP.

HEMOGRAMA
O sindicato dos hospitais do Rio lança, amanhã, o Programa Farol, que vai medir o desempenho da saúde por meio de 14 indicadores, como prazo de recebimento de convênio e índice de infecção hospitalar.


com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


Próximo Texto: País é o que mais se desfaz
de títulos dos EUA

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.