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CONCORRÊNCIA
Aquisição da cervejaria custou US$ 765 mi
Após 6 meses, Cade aprova venda da Kaiser para a canadense Molson
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A venda da Cervejaria Kaiser
para a canadense Molson, dona
da Bavaria, foi aprovada ontem
sem restrições pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa
Econômica). O negócio já havia
recebido parecer favorável em
maio da Secretaria de Acompanhamento Econômico, ligada ao
Ministério da Fazenda.
Com a aquisição, a Molson passa a ser a segunda maior empresa
no mercado de cervejas do Brasil
e a 14ª do mundo. O mercado
com maior concentração da nova
empresa será a região Sul, com
26%. Nessa região, a AmBev (fusão da Brahma com a Antarctica),
sua principal concorrente, tem
61,7% do mercado.
A Kaiser foi comprada em março pela Molson por US$ 765 milhões depois de quase um ano de
negociações. Há dois anos, a Molson já havia comprado a Bavaria
da AmBev. A nova empresa, com
as duas marcas de cerveja, foi avaliada em US$ 1,2 bilhão.
Após a compra, a Kaiser passou
por uma reestruturação que levou
ao fechamento de 3 de suas 13 fábricas. Foram demitidas 250 pessoas que operavam nas unidades
de Getúlio Vargas (RS), Camaçari
(BA) e Divinópolis (MG).
Ao anunciar a compra, a Molson comunicou que havia vendido 20% da empresa para a holandesa Heineken e que, portanto,
teria uma participação no capital
de 80%. Os antigos proprietários
eram a Coca-Cola, a Heineken e
os engarrafadores e distribuidores, que detinham, respectivamente, 10%, 14,2% e 75,8% do capital da empresa.
Na época, o pagamento foi feito
da seguinte forma: US$ 190 milhões vieram do caixa da Molson,
US$ 425 milhões, de linhas de crédito obtidas no Canadá, e US$ 150
milhões foram pagos na forma de
ações da empresa. Com essas
ações, os três ex-acionistas passaram a ter uma participação na
Molson Inc. de 6,1%.
A Molson é a mais antiga cervejaria das Américas -foi fundada
em 1768- e é a maior do Canadá.
Além do seu país de origem, atua
nos EUA e no Brasil.
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