São Paulo, quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP registra quinta morte de bóia-fria no ano

JULIANA COISSI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Edilson de Jesus Andrade, 28, baiano, cortava cana desde os 17 anos. Na última quinta, ele estaria de folga, mas preferiu trabalhar para descansar no feriado. Foi a última vez que Edilson usou seu podão. No feriado, foi internado se queixando de dores e sangramentos e morreu na madrugada de ontem no Hospital São Francisco, em Ribeirão Preto (314 km de SP).
Foi a quinta morte de trabalhadores da cana neste ano no Estado e a 22ª no país desde 2004. O caso de Edilson foi incluído na investigação de mortes por suposto excesso de esforço no trabalho que a Procuradoria do Trabalho faz.
O bóia-fria era filho de cortador de cana. Seus três irmãos também cortam cana. Edilson morava em Guariba havia dez anos e nesta safra trabalhava para a usina Moreno.
O atestado de óbito aponta como causa da morte uma doença auto-imune, considerada rara. O nome: púrpura trombocitopênica idiopática. Traduzindo, por formar anticorpos que atacam as plaquetas do sangue, a doença deixa a pessoa mais suscetível a hemorragias. Médicos recomendam que o doente evite esforço físico e contato com objetos cortantes -exatamente o contrário do cotidiano de Edilson.
Segundo familiares, o bóia-fria começou a se queixar de dores fortes na cabeça e no peito há 15 dias. Na quinta-feira, chegou a cuspir sangue, segundo o pai Manoel Moreira Andrade, 51. "Na sexta, nem conseguiu levantar da cama. Quando ele foi para o hospital, à noite, sabia que não ia voltar mais."

Outro lado
A usina Moreno, em nota, disse que Edilson não se queixou de problemas de saúde e que na última sexta foi atendido no pronto-socorro da cidade e encaminhado pela usina ao Hospital São Francisco. O hospital disse que só revelaria o quadro clínico à família.
A empresa disse, ainda, que a doença relatada é rara e não tem relação com esforços decorrentes do trabalho.


Texto Anterior: Clube dos países ricos diz que só vê defeitos em biocombustíveis
Próximo Texto: Banco terá tarifa comparada na web
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.