UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush pode pedir mais prazo a órgão

FERNANDO CANZIAN
DE WASHINGTON

Uma brecha pode dar ao presidente George W. Bush um tempo extra de até um ano para responder à decisão da OMC (Organização Mundial do Comércio) que condenou os EUA por impor sobretaxa contra a importação de aço no país. Até ontem não havia uma posição oficial de Bush.
""Se fosse apostar em uma saída, diria que Bush não vai fazer nada e ganhar tempo para tomar uma decisão", disse Aluisio de Lima Campos, especialista em comércio de aço na embaixada do Brasil, em Washington.
A menos de um ano da eleição nos EUA, a Casa Branca pode pedir a abertura de um novo painel na própria OMC por meio do qual pediria um prazo para eliminar as sobretaxas. Lima Campos explica que não existe na OMC nenhuma jurisprudência que determine o prazo que um país tem para preparar a sua indústria para a eliminação de sobretaxas.
No caso dos EUA, como as sobretaxas para o aço terminarão no final de 2004, o país pode tentar adiar ao máximo a decisão.
Os países afetados, por sua vez, não podem iniciar a retaliação sem que os EUA tenham um prazo para ""readaptar" sua indústria.
Em plena campanha eleitoral, o melhor para Bush, de fato, é não fazer nada. Pesquisa realizada por empresas do setor de aço revela, por exemplo, que 69% dos eleitores de Michigan, Ohio e Pensilvânia são a favor da manutenção das tarifas, que chegam a 30%.
Outros setores da economia norte-americana, no entanto, afirmam que a proteção às empresas de aço do país gerou custos adicionais de US$ 980 milhões. Eles alegam que a proteção ao aço americano elevou preços e prejudicou consumidores domésticos.


Texto Anterior: Vendas do Brasil devem subir, diz Antônio Ermírio
Próximo Texto: EUA estudam ampliar multas ao dumping
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.