São Paulo, quinta, 12 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

APOIO EXTERNO
Camdessus e governo brasileiro anunciarão ao mesmo tempo que carta será submetida à diretoria do FMI
Acordo com o Fundo sairá até amanhã

JOÃO BATISTA NATALI
enviado especial a Washington

Como prova de que é iminente o anúncio do pacote de empréstimos ao Brasil, o FMI (Fundo Monetário Internacional) já definiu como deverá anunciá-lo.
O diretor-gerente Michel Camdessus divulgará uma nota ("news brief") em que afirma estar encaminhando à direção executiva da entidade, com pedido de aprovação, a carta de intenções negociada com o governo brasileiro.
Também mencionará, no documento de cinco a seis parágrafos, com quanto o Fundo, governos de países industrializados e instituições internacionais entrarão para totalizar créditos ontem estimados em US$ 42 bilhões.
Camdessus viaja amanhã para o Equador, Honduras e Nicarágua. A previsão é de que o anúncio seja feito antes de seu embarque.
A nota por ele assinada será divulgada no mesmo horário em Brasília. Caberá ao Ministério da Fazenda, se assim o desejar, esclarecê-la ou comentá-la.
O procedimento foi adotado em dezembro último, quando do anúncio do pacote com a Coréia.
A Folha apurou que o ministério e o FMI pretendem publicar outros documentos relativos à negociação -como a carta de intenções- em seus sites da Internet.
O Tesouro brasileiro poderá efetuar as primeiras retiradas do que negociou junto ao Fundo (provavelmente US$ 18 bilhões) dentro de duas semanas, quando a direção executiva -órgão de 24 membros, que representa os 182 países membros- der o aval às metas fiscais negociadas nos últimos 11 dias em Washington.
Há também recursos do Bird (Banco Mundial), do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e do BIS (Banco para Compensações Internacionais), além de linhas de crédito que o BIS, operando como administrador do dinheiro, coordena junto aos países industrializados.
Era a identidade e a cota de cada um deles que ainda ontem atrasava a divulgação do pacote em Washington. Por problemas de fuso horário, alguma indefinição pendente pode levar o Fundo a anunciar o pacote apenas amanhã.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.