UOL


São Paulo, domingo, 13 de abril de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.


Melhora...
Depois de sete meses com estimativas cada vez piores para a inflação, os economistas de bancos traçaram um cenário de melhora para o indicador na pesquisa deste mês da Febraban, que será divulgada na próxima quarta-feira.

...à vista
Além da inflação, as projeções para a taxa do câmbio, balança comercial e do risco-país também melhoraram no levantamento deste mês.

Credibilidade
Roberto Troster (Febraban) diz que a melhora nas expectativas dos mais de 60 economistas de bancos é resultado do bom desempenho dos cem primeiros dias do governo Lula.

Pontapé
O secretário de Previdência Complementar, Adacir Reis, irá dar partida nos próximos dias ao projeto de incentivo à criação de fundos de pensão em sindicatos e entidades de classe, uma das promessas de campanha do presidente Lula.

Alvo
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e os conselhos federais de medicina e economia estão na mira do secretário de Previdência Complementar.

Perto do poder
A Alshop (associação de lojistas de shopping) lidera o Projeto Brasília, que irá instalar até maio uma representação do varejo na capital brasileira. Mais de 36 empresas do setor aderiram ao projeto, entre elas Pão de Açúcar, Lojas Marisa, Zoomp, Copel e Livraria Saraiva.

Mais um gole
O consumo de sucos de frutas industrializados cresceu 23% em volume em 2002, segundo os últimos dados da LatinPanel. O segmento de suco em pó, que representa 71% do total, aumentou em 4% sua participação nas classes A e B.

Dinheiro em pó
As marcas de suco em pó que conquistaram mais mercado nas classes A e B foram as de produtos com preços até 30% superiores aos da média, segundo dados da LatinPanel.
E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Conta corrente

A queda na entrada de IDE (investimento direto estrangeiro) no Brasil tem perdido importância no resultado da conta corrente, segundo avaliação de Antônio Corrêa de Lacerda, da Sobeet. Apesar da retração desses recursos (-32%), o déficit em conta corrente fechou o bimestre em US$ 41 milhões. Um número bem inferior aos US$ 2,2 bilhões do mesmo período de 2002. Além do superávit comercial crescente, o resultado vem do reingresso do país no sistema financeiro internacional com a chegada de fluxos líquidos de investimentos em carteira. Houve um aumento de 38% nos valores neste ano, com a colocação no exterior de títulos de renda fixa de curto prazo. "É uma nova inserção do país nos mercados externos."


Próximo Texto: Caixa-forte: Fusão de bancos deverá passar pelo Cade
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.