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MERCADO ABERTO
Mantega e Meirelles se aproximam
Depois de um início tumultuado, a relação entre Guido
Mantega (Fazenda) e Henrique Meirelles (Banco Central) começa a se afinar. O maior
sinal disso foi a visita que Meirelles fez ao Ministério da Fazenda
para apresentar Paulo Cunha, o
mais novo indicado a ocupar
uma diretoria do BC, a Mantega.
Na reunião, Mantega e Meirelles "fumaram o cachimbo da
paz" e combinaram trabalhar
nos mesmos moldes do período
de Palocci à frente da Fazenda.
O encontro serviu para aparar
as arestas deixadas pelas críticas
de Cunha a Mantega quando ele
assumiu a Fazenda. Ele tinha
posto em dúvida se Mantega iria
ou não manter a austeridade fiscal que marcou a gestão Palocci.
A opinião de Cunha tinha desagradado ao novo ministro.
Na reunião na Fazenda, Cunha
disse que teria sido mal interpretado e que nunca teria posto em
dúvida a capacidade de Mantega
de manter o rigor fiscal. Segundo
uma fonte ligada ao BC, ele deixou claro não ter nenhum problema pessoal com Mantega e
disse que queria trabalhar de forma harmônica com a equipe da
Fazenda. Os três combinaram
até de participarem de alguns encontros conjuntos durante a reunião do FMI, na próxima semana, em Washington.
O encontro de Mantega com
Meirelles serviu para afastar a
possibilidade de Fazenda e BC
trabalharem de forma independente um do outro, o que seria
fato inédito na história do mundo. Para ser eficiente, a política
monetária precisa do apoio da
política fiscal, e vice-versa. A harmonia entre Fazenda e BC é fundamental ao êxito de uma política econômica. O fato de o BC ser
considerado autônomo no Brasil
não significa que não tenha que
ter diálogo com a Fazenda.
Mantega e Meirelles definiram
também a volta dos almoços de
terças-feiras com toda a equipe
econômica, uma tradição que se
mantém desde a época de Pedro
Malan à frente da Fazenda.
PÁSCOAS DISTINTAS
Às vésperas da Páscoa, a variação dos preços de ovos de
chocolate chama a atenção do
consumidor. No caso de produtos especiais (com mais de
700 g), por exemplo, a diferença chega a 145%, segundo
o site BuscaPé, que analisa
preços de produtos em lojas
on-line e do varejo de rua (veja outros dados ao lado). No
caso dos bichinhos de pelúcia
temáticos, a variação é ainda
mais gritante, de 356%. O
preço médio é de R$ 26,55
neste ano, o que mostra uma
alta de 7,36% sobre 2005,
quando custavam R$ 24,73
em média. Já os ovos grandes
(de 400 g a 700 g) subiram
17,26% de 2005 para 2006.
NO VIZINHO
O Itaú se associou na Argentina ao banco de investimentos local MBA, que possui um portfólio de clientes pessoa física de
rendimento elevado, além de várias empresas. Segundo a instituição brasileira, há mais de 25
anos no país vizinho, será uma
aliança estratégica que auxiliará
na busca de produtos para diferentes tipos de investidores.
RISCO BRASIL
Um estudo internacional da
KPMG sobre o mercado industrial na América do Sul constatou que, apesar de o investimento direto estrangeiro ter crescido
bastante no Brasil, muitas empresas continuam apreensivas
com a má distribuição de renda,
a dificuldade de obter capital a
um custo competitivo e a crescente valorização do real em relação ao dólar e ao euro, que corroeu as margens de lucro.
DIFERENÇA "NO BRAÇO"
O tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet continua
a investir nos negócios no mundo dos carros. Há mais de dez
anos com uma empresa de comunicação móvel, monitoramento e rastreamento de frotas via satélite, Piquet, 53, decidiu
priorizar a "dirigibilidade" na companhia de blindagem que
mantém em associação com o também ex-piloto Paulo Júdice
e Eduardo Sampaio Ramos. Segundo o ex-campeão, os serviços são não apenas para quem quer se proteger mas para quem
gosta de dirigir, apesar dos carros mais pesados. Nesse sentido,
os clientes da empresa do ex-piloto receberão, por exemplo,
aulas de direção para veículos blindados, nos quais as condições ao volante são diferentes das de carros "normais".
PARCERIA NA AL
A criação de um programa sobre gestão de negócios e empresas na América Latina e acordos
para pesquisas conjuntas sobre
empresários e companhias da região. Esse foi o saldo de reunião
entre a Fundação Dom Cabral e
três centros de ensino da AL, Instituto Tecnológico Autônomo do
México, PUC do Chile e Universidad de San Andrés (ARG).
CINEMA ÓRFÃO
Promovido até 2005 em parceria com uma operadora de telefonia celular, o Open Air não será realizado neste ano. O evento
multimídia, com sessões de cinema ao ar livre e tela gigante, está
sem patrocinador e só deve ocorrer no início de 2007. Para este
ano, será comercializado um minievento com estrutura reduzida, fora dos grandes centros, segundo a SM Comunicação e a
D+3, que cuidam do evento.
PARCERIA
De olho no público das classes
A e B, a Droga Raia acertou acordo com a Johnson & Johnson
para começar a vender lentes de
contato descartáveis da marca.
Será a primeira rede de drogarias
do país a comercializar lentes de
contato, que, até então, eram encontradas somente em óticas.
Será necessária, porém, a receita
médica com o grau indicado.
GENTE GRANDE
Foi negociada em São Paulo,
no shopping Villa-Lobos, uma
unidade da maior TV de plasma
produzida comercialmente no
mundo, com 71 polegadas. O
aparelho da sul-coreana LG, adquirido por um consumidor que
se definiu como aficionado por
tecnologia e que negou que a
compra tenha sido por impulso,
custou cerca de R$ 270 mil.
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