São Paulo, domingo, 13 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA

Petrobras assumiu plano de usinas

DA REPORTAGEM LOCAL

As termelétricas demoraram a sair do papel. Dificilmente sairiam se do governo não viesse a ordem para que a Petrobras agisse.
A desconfiança dos investidores privados, que preferiram "esperar para ver", exigiu que a empresa assumisse o papel de investidor estratégico, criando garantias e assumindo riscos.
Sob responsabilidade da estatal brasileira ficou a solução do impasse dos preços do gás. A empresa também é investidora ou parceira estratégica das únicas usinas que até agora começaram a ser implantadas: garantiu o gás e a comercialização.
O novo negócio vai permitir que a Petrobras, que consome 2,8 milhões de megawatts-hora por ano -o que equivale a todo o consumo para uso comercial da região Centro-Oeste-, se torne auto-suficiente em energia. Ou seja, a companhia não precisará comprar mais eletricidade.

Experiência
Os técnicos da Petrobras têm experiência em projetos de geração e co-geração de energia há mais de 40 anos. As plataformas continentais, por exemplo, geram a eletricidade de que precisam. Um rearranjo os transferiu para a unidade de gás e energia.
O plano estratégico da empresa mudou um pouco. Agora, o objetivo é transformá-la numa "empresa integrada de energia", que fornecerá no Brasil, por exemplo, a maior parte do gás que será usado pelas termoelétricas e pelas indústrias que passarão a gerar energia elétrica em suas fábricas.
As estimativas são que o gás, que hoje representa apenas 3% da matriz energética brasileira, tenha uma participação de 10% até 2005.

Novos negócios
A experiência em co-geração e autogeração criará novos negócios. Estão em andamento 37 projetos de geração distribuída -geração de energia, em pequena quantidade, próxima ao consumidor, como um shopping, por exemplo.
Todos consumirão o gás da empresa para gerar eletricidade. Pelos menos novos 230 potenciais projetos já foram identificados pelos técnicos da empresa -todos nas proximidades dos dutos da Petrobras, claro. (MB)



Texto Anterior: Minas Gerais
Próximo Texto: Atraso em usinas a gás manterá apagão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.