São Paulo, sexta-feira, 13 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFLAÇÃO

IGP-M aponta deflação de 0,03% em maio com queda do dólar e preços no atacado
O IGP-M apurou deflação de 0,03% na primeira prévia de maio por conta da queda do dólar, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Na primeira medição de abril, o índice havia tido alta de 0,67%.
O principal responsável pela perda de fôlego da inflação foram os preços no atacado, que são fortemente influenciados pelo câmbio. Depois de registrar alta de 0,81% na primeira prévia do mês passado, o IPA (Índice de Preços do Atacado) registrou deflação de 0,40%. O atacado responde por 60% do IGP-M.
Com a moeda norte-americana mais barata, caem os preços de insumos importados e fica menos vantajoso para o setor produtivo exportar. Por isso, cresce a oferta de bens, levando à queda nos preços.
Para o consumidor, entretanto, o cenário é de aceleração. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor), passou de 0,41% em abril para 0,72%.
(DA FOLHA ONLINE, NO RIO)


Texto Anterior: Panorâmica - Posse: Novo número dois da Fazenda, Murilo Portugal assume cargo na segunda
Próximo Texto: Fórum Nacional: Poucas empresas concentram recursos para inovação, segundo consultor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.