São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação na China volta a subir em abril

DA REDAÇÃO

A inflação chinesa voltou a subir no mês passado, puxada mais uma vez pelo preço dos alimentos, e se aproximou do seu nível mais alto em mais de uma década.
O preço ao consumidor chinês avançou 8,5% em abril, 0,2 ponto percentual a mais que no mês anterior e próximo ao registrado em fevereiro, 8,7%, que foi a maior alta desde 1996. A inflação ao produtor, anunciada na semana passada, subiu 8,1% em abril. Em março, o governo disse que a meta para este ano é de uma inflação inferior a 5%, o que, com os números divulgados até agora, é bastante improvável.
Reagindo à nova alta, o BC chinês elevou a taxa do depósito compulsório recolhido pelos bancos em 0,50 ponto percentual, para 16,5%. O aumento foi o quarto no ano e é uma tentativa de diminuir a quantidade de dinheiro disponível para empréstimos.


Texto Anterior: Argentinos correm para comprar dólar
Próximo Texto: Mercado prevê inflação e juro maiores neste ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.