São Paulo, terça-feira, 13 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFTOSA

Rodrigues se reúne hoje com russos para discutir embargo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, vai tentar hoje acabar ou reduzir o embargo que a Rússia impôs à importação de carnes bovinas e suínas brasileiras por causa de focos de febre aftosa. Rodrigues vai se reunir em Moscou com o ministro da Agricultura russo, Alexey Gordeev. De acordo com o Ministério da Agricultura, Rodrigues vai convidar o colega para vir ao Brasil visitar áreas de criação de gado.
O embargo foi adotado em dezembro de 2005, após notificação de focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul e no Paraná.
O serviço veterinário russo impôs restrições às importações de animais vivos, carne suína, carne bovina e produtos e subprodutos de carne crua de suínos e bovinos procedentes de oito Estados brasileiros (MT, MS, GO, SP, MG, PR, SC e RS).
Em abril, foram retiradas as restrições comerciais para o Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério da Agricultura, a meta do governo é diminuir as restrições impostas aos Estados que não registraram focos de febre aftosa. Atualmente, além do Rio Grande do Sul, apenas Tocantins e Rondônia estão habilitados a vender carnes para a Rússia.


Texto Anterior: Seca dá perda de R$ 372 mi à agricultura catarinense
Próximo Texto: Agrofolha
Safra mundial de café sobe 10% no ano

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.