São Paulo, sábado, 13 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Brasil, TV analógica vai até 2016

DA REDAÇÃO

No Brasil, o sinal analógico continuará a ser transmitido pelas emissoras até junho de 2016, segundo determinação do governo federal.
As transmissões da TV digital, com o padrão japonês, começaram em dezembro de 2007 na Grande São Paulo e a previsão é que, até 2013, chegue a todos os municípios. A partir de julho daquele ano, só serão outorgados canais em tecnologia digital.
Já no final deste ano, a estimativa é ser acessível em todas as capitais, assim como em outras 23 cidades-polo. Agora está presente em 19 cidades e mais uma será adicionada na quarta-feira: João Pessoa.
Para captar o sinal da TV digital, é preciso ter um conversor ou comprar uma televisão com o aparelho já embutido. Além disso, é necessário ter uma antena UHF.
O preço dos primeiros equipamentos lançados no país impediu a venda em larga escala. Os conversores mais caros chegavam a custar R$ 1.099, para televisores de alta definição (1.080 linhas). As chamadas TVs de tubo têm 480 linhas e, com o receptor, podem chegar a ter imagem de DVD.
Segundo o último balanço da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), foram produzidos, até abril, 161.434 conversores e 153.227 televisores de LCD com o receptor já incorporado.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Emergentes: Brics fazem na terça sua primeira reunião de cúpula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.