São Paulo, domingo, 13 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Itaqui, minério tem que dar lugar a grãos três meses por ano

SÍLVIA FREIRE
DA AGÊNCIA FOLHA

No porto do Itaqui, em São Luís (MA), o embarque de soja para exportação só é feito mediante interrupção, por três meses ao ano, no período de safra do grão no Norte do país, dos embarques de minério de ferro de Carajás (PA) da Vale.
Nesse período, a estrutura da mineradora é usada para a exportação de grãos. O embarque de grãos em Itaqui é feito hoje apenas pela Vale, que desde a época em que era estatal -foi privatizada em 1997- arrenda um dos seis berços do porto.
Para José Hilton de Sousa, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão, o produtor do Estado perde oportunidades de exportação pela falta de estrutura do porto para embarque de grãos.
"O porto de Itaqui tem grande potencial, mas precisa de muito investimento. Algumas providências estão sendo tomadas pelo governo por pressão nossa", disse. A capacidade anual de embarque de grãos do porto é de 1,8 milhão de toneladas. A Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária), estatal responsável pelo terminal, planeja ampliar esse número para 3,8 milhões de toneladas até 2010, com a construção de um terminal de grãos.
O novo terminal também irá permitir o embarque de soja por outro berço do porto, além do usado hoje pela Vale. O projeto existe há mais de quatro anos e é reivindicação de produtores do Estado.
"O projeto não atenderá completamente às necessidades dos produtores, mas atenderá principalmente aos micro e pequenos produtores", disse Gustavo Henrique Lago, superintendente de articulação de negócios da Emap.
O porto é visto pelo governo maranhense como opção de escoamento da safra do chamado corredor centro-norte -Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Piauí, Maranhão e parte da Bahia. Itaqui é o ponto final da ferrovia Norte-Sul (que ligará São Luís a Brasília) e da ferrovia Carajás.
O projeto do novo terminal, diz Lago, está em fase de licitação e deverá ser concluído parcialmente para a safra de 2009.


Texto Anterior: Paranaguá perde carga para SC e SP
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.