São Paulo, domingo, 13 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Álcool é arma para ingresso na 1ª divisão

DO COLUNISTA DA FOLHA

Se passa nos critérios tradicionais para admissão na primeira divisão, o Brasil tem dificuldades para provar que é também um país limpo -modesto emissor dos gases que geram o aquecimento global.
Dos pouco mais de 28 bilhões de toneladas de CO2 que o mundo emitia em 2005, o Brasil respondia por apenas 1,28%, longe dos EUA (21,13%) e da China (18,88%).
O presidente Lula citou esses números, coletados pela Administração de Informações sobre Energia, dos EUA, durante as cúpulas do Japão.
Mas a devastação na Amazônia permanece, o que gera críticas dos governos do G8, que, por terem destruído suas florestas, não querem perder a maior que resta.
Lula, aliás, lembra permanentemente que os países do G8 não têm autoridade para reclamar. Mas reclamam. Tanto que o presidente George W. Bush condicionou a aceitação, pelos EUA, da meta de reduzir em 50%, até 2050, a emissão dos gases que causam o aquecimento global a um compromisso de China e Índia de aceitarem objetivos igualmente ambiciosos. China e Índia não aceitaram, com apoio do Brasil, por acharem, todos, que a responsabilidade maior é dos países desenvolvidos.
"Eu caracterizaria o desfecho [das cúpulas no Japão] como falatório em vez de ação", disse ao "International Herald Tribune" o climatologista Michael Schlesinger, da Universidade de Illinois, EUA.
De novo, portanto, o Brasil apareceu em má companhia, agora de China e Índia (esta, a quinta maior emissora em 2005, com 4,13% do total).
Em matéria de ambiente, o Brasil é inequivocamente parte da solução, muito mais que problema. Pelo menos na cabeça do presidente Lula, um obcecado confesso com a idéia de transformar o álcool em eixo de uma revolução não apenas energética como de desenvolvimento.
A tese do presidente é a de que a combinação entre a tecnologia do Brasil na produção de álcool derivado da cana com capitais do mundo rico poderia levar países africanos, centro-americanos e caribenhos a encontrar um caminho para sair do subdesenvolvimento e, ao mesmo tempo, contribuir para a redução na emissão de gases.
(CR)



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Polícia de SP confisca tênis na "guerra"do All Star
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.