São Paulo, segunda-feira, 13 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indicadores nos EUA são destaque na semana

Ata de reunião do Fed e índices de inflação serão apresentados

DA REPORTAGEM LOCAL

A agenda de eventos econômicos nos Estados Unidos será bastante intensa nos próximos dias, o que pode gerar oscilações mais expressivas no mercado financeiro internacional.
Dados de inflação e produção industrial estão entre os destaques. Mas a ata do último encontro do Fomc (comitê do Federal Reserve, o BC dos EUA, que define os juros) poderá ser o evento a provocar a maior agitação no mercado. O documento vai ser divulgado na quarta.
Em sua última reunião, o Fomc decidiu manter os juros básicos americanos em uma faixa que vai de zero a 0,25% ao ano. O que os analistas buscam agora são sinais de quando o comitê do BC dos EUA poderá mexer na taxa de juros do país.
Com a inflação dando sinais de maior fôlego, o Fomc pode estar se preparando para elevar as taxas do país em um futuro próximo. Juros mais altos tendem a ter respostas do mercado. Se as aplicações de renda fixa, que rendem juros, ficam atrativas, os investidores passam a considerar mais os riscos representados pela Bolsa.
Amanhã, os americanos vão conhecer o PPI (índice de preços ao produtor). Para esse índice, a expectativa do mercado é a de que a taxa tenha subido de 0,20% em maio para 0,80% em junho.
No dia seguinte, será a vez de ser conhecido o CPI (índice de preços ao consumidor). As projeções apontam elevação de 0,10% para 0,60% em junho.
A quarta-feira ainda trará a apresentação da produção industrial nos EUA.
As divulgações dos dados econômicos americanos têm sido acompanhadas com interesse pelo mercado. Isso porque ainda são elevadas as dúvidas em relação à recuperação da maior economia do mundo.
Segundo relatório do banco Fator, "o caminho de recuperação é tortuoso e não parece razoável esperar melhora contínua com tantos dados econômicos que ainda indicam fragilidade, com destaque para o mercado de trabalho".
Na zona do euro, destaque para os dados da produção industrial amanhã e inflação na quarta-feira.

Brasil
No Brasil, as atenções seguem voltadas para os indicadores de inflação. Prévias de importantes índices vão sair nos próximos dias, com destaque para o IGP-10, a ser conhecido na sexta-feira.
Apesar de o mercado contar com uma nova redução da taxa Selic na reunião do Copom deste mês, de 9,25% para 8,75%, a evolução dos preços até o encontro será relevante para a decisão dos diretores do BC. A próxima reunião está marcada para os dias 21 e 22.
Na agenda brasileira, também será importante o resultado das vendas do setor varejista, a ser divulgado amanhã.


Texto Anterior: Paulista lidera pregão virtual com valorização de 313,13%
Próximo Texto: Sigilo bancário: Governo dos EUA e UBS tentam acordo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.