São Paulo, segunda-feira, 13 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

perfil

Professor explica a história pela economia

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos principais argumentos do historiador Niall Ferguson é o de que é impossível entender a história sem entender economia. "Por trás de todos os grandes eventos da história humana, existe uma história financeira", disse, no lançamento de seu livro em Londres, no final do ano passado.
É justamente o entrelaçamento eficaz entre história econômica e política que o alçou à fama mundial: ele foi eleito em 2004 uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista americana "Time".
Professor de Harvard e pesquisador de Oxford e Stanford, Ferguson é também um polemista. De perfil conservador, argumenta que impérios podem ser benéficos para a humanidade, tese que defendeu em "Empire", sobre a Inglaterra, e em "Colossus", sobre os EUA.
Suas obras costumam ser transformadas em séries de televisão, como aconteceu também com "A Ascensão do Dinheiro", que foi ao ar no Reino Unido.
O livro que fez decolar a sua carreira internacional, chamado "The Pity of War", de 1998, trata da Primeira Guerra Mundial.


Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.