São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 2002

Texto Anterior | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Os números do Usda
Os dados de oferta e demanda mundial de grãos divulgados ontem pelo Departamento de Agricultura dos EUA (Usda) não trouxeram "alterações bombásticas" em relação aos mostrados no relatório anterior, segundo Seneri Paludo, da Agência Rural, de Curitiba.

Mais soja
Os dados do Usda mostraram que as chuvas do início de agosto permitiram a recuperação da safra de soja nos Estados Unidos. A nova projeção de safra é de 72,3 milhões de toneladas, 800 mil a mais do que a anterior, de 71,5 milhões de toneladas.

Foco errado
Com base nos números divulgados ontem, os estoques finais da safra norte-americana de 2002/3 deverão ficar em 4,4 milhões de toneladas. No caso do Brasil, o Usda continua com a estimativa de 43,5 milhões de toneladas, número já descartado há muito tempo no país.

Menos milho
Os problemas climáticos no período do plantio do milho nos EUA provocaram queda de 7% na safra do cereal do país. Nas contas do Usda, a safra recuará para 225 milhões de toneladas, contra 241 milhões em 2001/2 e 252 milhões no período 2000/1.

Reação dos preços
Os dados menos pessimistas neste mês do que os de agosto derrubaram os preços da soja na Bolsa de Chicago. O primeiro contrato da oleaginosa foi negociado com queda de 2,28% no fechamento. Houve queda também nos preços do milho (2,4%) e do trigo (1,68%).

Estabilidade nos EUA
A safra de trigo nos Estados Unidos se manterá nos 46 milhões de toneladas previstos em agosto. Esse número, no entanto, indica quebra de 14% em relação à safra anterior. Em comparação aos 61 milhões de toneladas de 2000/1, a queda é de 25%.

Revisões importantes
A safra mundial de trigo deverá ficar próxima de 573 milhões de toneladas, com queda de 1,1% sobre a anterior. Em algumas regiões, a quebra foi acentuada. Os dados do Usda mostram que a Austrália produzirá 9 milhões de toneladas a menos do que na safra anterior. No Canadá, a quebra será de 10 milhões de toneladas.

Comercialização do arroz
Para evitar importações de arroz dos Estados Unidos e da Ásia, os produtores prometem colocar mais produto no mercado, diz o Cepea. Na safra do ano passado, pelo menos 70% da produção já tinha sido comercializada neste período do ano. Nesta safra, o percentual é de 60%.

Recuperação de preços
A oferta menor de carne suína provocou a recuperação dos preços nesta semana em São Paulo. Alguns frigoríficos chegam a pagar R$ 24 por arroba, conforme pesquisa diária da Folha. Até a semana passada, a arroba estava em R$ 22.

Vendas aquecidas
Até agosto, a indústria automobilística vendeu 27 mil máquinas agrícolas, 19% a mais do que no mesmo período de 2001. O Paraná lidera na venda de colheitadeiras.

E-mail: mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado Financeiro: BC leiloa dólares, mas moeda sobe 0,64%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.