São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filho do presidente da China disputa licitação no Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

Hu Haifeng, filho do presidente da China, Hu Jintao, é apontado como o proprietário da Nuctech, maior fabricante de equipamentos de inspeção não-intrusiva do mundo. A empresa disputa a licitação da Receita.
A Nuctech se associou à mineira VMI e, juntas, formam um consórcio que também foi desabilitado na fase de análise documental. O consórcio Smiths/Ebco lança dúvidas sobre o interesse de uma companhia chinesa em disputar um contrato desse porte e com a finalidade de monitorar pelo menos 25% dos contêineres que entram e saem do Brasil.
Jacques Paul Barthelemy, diretor-presidente da Ebco, afirma que a licitação terá papel estratégico para o país e sugere que alguns grupos possam não estar interessados na seqüência da licitação -daí a disputa judicial. Avaliados os recursos e os pedidos de impugnação na concorrência, a Receita poderá abrir os envelopes com a proposta técnica e de preço.
Renato Corrêa, representante da Nuctech/VMI, afirma que as acusações da Ebco contra a Nuctech são improcedentes e nega que a empresa seja controlada pelo filho do presidente da China. "A Nuctech é a maior fabricante desse tipo de equipamento no mundo e é uma empresa que surgiu dentro de uma universidade em Pequim", disse Corrêa.
"A Ebco não quer que avancemos para a próxima fase. Temos uma proposta técnica melhor e nossos preços são menores", disse Corrêa.
A empresa de Hu Haifeng venceu uma concorrência no porto de Los Angeles. (AB)


Texto Anterior: Licitação da Receita tem acusações de fraude e sabotagem
Próximo Texto: Outro lado: Ebco refuta acusação de sabotagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.