São Paulo, sexta-feira, 13 de dezembro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S/A

Otimismo
O Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento da Indústria) reviu suas projeções para a produção industrial neste ano. O crescimento, antes estimado em 1,8%, subiu para 2,5%. O aumento real do PIB em 2002, até agora estimado em 1,7%, também tem mais chances de fechar em 2%.

Recuperação
Júlio Sérgio de Almeida (Iedi) diz que as novas projeções se devem à perspectiva de um crescimento maior da indústria de transformação de 1,6%, contra a anterior de 0,7%. Houve uma recuperação em outubro, o que não ocorria desde maio, sinal de reativação do mercado interno.

Mais recursos
O BNDES anuncia hoje o lançamento de fundos de investimento para as áreas de saúde e educação. O BNDES irá estruturar até três fundos de "private equity", com investimento inicial de até R$ 50 milhões.

Parceiro
O banco participará nos três fundos como estruturador e investidor âncora, com 25% do comprometimento total, cabendo o restante a outros investidores institucionais. O primeiro dos três fundos será em parceria com o Banco Patrimônio.

Energia positiva
A exposição feita na Alemanha por Dilma Roussef -responsável pela área de energia na equipe de transição do governo eleito- impressionou positivamente os investidores presentes. Pelo menos na opinião dos empresários brasileiros.

Rota alterada
A China ultrapassou o Japão no ranking dos importadores de produtos brasileiros na Ásia, segundo a AEB (associação dos exportadores). De janeiro a novembro, a China respondeu por 4,3% das exportações, e o Japão ficou com 3,5%.

Parceria
Ivoncy Iochpe (Iochpe-Maxion) e Roger Agnelli (Vale do Rio Doce) encontram-se hoje no Rio para fechar uma parceria. A indústria doará 70 toneladas de alimentos para a árvore da solidariedade, armada ao lado da sede da Vale. Os alimentos serão doados para o Natal sem Fome.

Comando
A Liberty Paulista Seguros apresentou ontem à noite ao mercado seu novo presidente, o argentino Luis Maurette. Luciano Suzuki deixa a presidência da empresa no Brasil e vai assumir o comando da operação de sinistros da holding em Boston.

Presença na capital
O Magazine Luiza inaugura hoje, em uma loja da Blockbuster na cidade de São Paulo, um quiosque com acesso à internet e exposição de seus eletroeletrônicos. A rede tem 127 lojas no interior paulista e fora do Estado, mas nenhuma na capital.

Na rede
Depois de cinco meses de trabalho, a Sirius acaba de entregar ao Banco Central o projeto do novo portal do BC, com mais de 5.000 páginas. O lançamento do novo portal, porém, será feito no próximo governo.

Oportunidade
A Finasa lança na segunda uma nova campanha publicitária. Criada pela FabraQuinteiro, irá aproveitar o fim de ano para atingir o público que está em busca de financiamentos e empréstimo pessoal.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Pragmático

Para completar a escolha acertada de Henrique Meirelles para a presidência do Banco Central, seria prudente manter parte da atual diretoria da instituição, avalia Carlos Langoni, ex-presidente do BC e da FGV. O nome do ex-banqueiro, com o de Palocci para a Fazenda, é um seguro anti-heterodoxia para o mercado. Mas ainda há receios, sinalizados pela alta do dólar ontem. Henrique Meirelles representa a manutenção do ajuste fiscal e de austeridade monetária. Além disso, tem trânsito no mercado internacional, tanto nos EUA como na Europa, o que deve garantir um retorno de linhas de crédito. Mesmo assim, seria indicado manter, por pelo menos um ano, os diretores de política monetária e de política externa.

NO MERCADO

A maior queda do dia entre os papéis negociados no Ibovespa ontem foi a das ações ordinárias da Souza Cruz. O papel teve baixa de 7,5%. Em seguida vieram Net PN, -5%, e Embratel ON, -4,7%. A maior alta foi a da Copel PNB, 5,1%.

FRASE

Lula enterrou de vez a imagem anti-sistema financeiro


Carlos Langoni, ex-Banco Central, sobre a nomeação de Henrique Meirelles para a presidência da instituição.


NÚMEROS

R$ 205,49
Foi o preço da cesta básica dos paulistanos ontem. A queda foi de 0,22%, segundo o Dieese/Procon.

3,48%
Foi a alta dos preços para a classe média paulistana em novembro, diz a Ordem dos Economistas de SP.


Próximo Texto: Bola de cristal: Inflação e juros continuam altos em 2003
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.