São Paulo, Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO
Empresários de turismo levam protesto a Brasília
Empresas aéreas e agências de viagens brigam por comissões

EDUARDO CUCOLO
da Reportagem Local

Um dia após o anúncio da empresa aérea American Airlines, a United Airlines também decidiu reduzir de 9% para 6% a comissão oferecida às agências de viagens pela emissão de bilhetes aéreos vendidos por elas.
A decisão provocou protestos das agências, que terão uma queda de 33% no faturamento com as passagens emitidas pelas duas companhias.
Empresários e representantes do setor foram recebidos ontem, na Câmara dos Deputados, pelo presidente da Subcomissão de Turismo, o deputado federal João Pizzolatti (PPB-SC).
Segundo a assessoria do deputado, os representantes das empresas aéreas serão chamados para dar esclarecimentos à subcomissão, em Brasília.

Passeata em São Paulo
A Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagens) está organizando uma passeata para a próxima segunda-feira (17), que terminará com uma manifestação em frente ao prédio da American Airlines, no centro de São Paulo.
Os empresários do setor temem que as outras empresas, inclusive as companhias nacionais, tomem a mesma decisão.
"Se essa mudança se estender a outras companhias aéreas, muitas agências vão ter de demitir" afirmou o gerente da Abav-SP Shigueru Tamura. Segundo a Abav, as mudanças podem afetar 46 mil trabalhadores.
As companhias aéreas nacionais (Varig, Vasp,TAM e Transbrasil) ainda não definiram uma posição a respeito da questão, mas as agências de viagens acreditam que eles também deverão seguir esse mesmo caminho.
A Embratur também se posicionou contra a mudança e afirma que irá adotar medidas legais contra a decisão das empresas.

Redução de custos
Segundo a United Airlines, as mudanças fazem parte de uma reestruturação com o objetivo de reduzir seus custos.
A American Airlines afirma que a mudança é uma tendência mundial, que já é adotada em outros países, e que não há nenhuma legislação no Brasil que determine um piso para as comissões.
A United Airlines é responsável por 11% das passagens aéreas internacionais vendidas no país. A American Airlines responde por 13%. As novas comissões serão adotadas pela American Airlines a partir do dia 15 deste mês. As mudanças na United Airlines vão valer a partir de 15 de fevereiro.



Texto Anterior: Comércio: Faturamento do comércio em São Paulo cai 2,66% em 1999
Próximo Texto: Correio diz que Vasp entregou certidão negativa do INSS falsa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.