São Paulo, sábado, 14 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação é maior para quem tem renda menor

DA SUCURSAL DO RIO

A inflação foi maior para a população de renda mais baixa em janeiro, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que mede o comportamento dos preços para as famílias que ganham de um a oito salários mínimos, subiu 0,83%. Em dezembro, o INPC registrara alta de 0,54%.
O IPCA, que se refere às famílias de renda maior (de 1 a 40 salários mínimos), registrou uma inflação menor: 0,76%.
"O INPC foi alto por causa dos alimentos, energia e gás de cozinha", afirmou a gerente da coordenação de índices de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos.
Tais itens pesam mais no orçamento das famílias que ganham menos, o que explica a maior inflação. Os preços dos alimentos subiram 0,97% em janeiro, após uma alta de 0,30% no mês anterior para essa faixa de renda. A tarifa de energia aumentou 2,44% e o gás de cozinha subiu 1,68%. Somente os três itens corresponderam a 60% da variação do INPC.


Texto Anterior: Resultado reforça previsão de que BC manterá taxa de juros em 16,5%
Próximo Texto: Panorâmica - Finanças: Com troca de ações, Unibanco deve comprar filial do banco italiano BNL
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.