São Paulo, terça-feira, 14 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO MAIOR

ADM, processadora de grãos, ampliará presença em setor de produtos que previnem doenças e melhoram nutrição

Múlti aposta em alimentos funcionais no país

DA REDAÇÃO

A ADM do Brasil, uma das principais empresas estrangeiras que opera no setor de compra, moagem e exportação de grãos no país, abre o foco e parte também para outras atividades.
A empresa vai incrementar a atuação no setor de alimentos funcionais -aqueles relacionados à prevenção de doenças e à melhoria da nutrição e da saúde do ser humano-, oferecendo ao mercado brasileiro produtos como os fitosteróis CardioAid, ingrediente que atua na redução do colesterol LDL -ou "ruim".
A indústria de alimentos do país já vem trabalhando efetivamente em pesquisa e desenvolvimento do mercado de alimentos funcionais. A Unilever, por exemplo, já utiliza o ingrediente fitosteróis na margarina Becel pro-activ.
O departamento de ingredientes funcionais da ADM quer se consolidar no mercado brasileiro como potencial fornecedor de ingredientes funcionais e nutracêuticos. Fabricado pela divisão Natural Health & Nutrition da ADM, nos EUA, o CardioAid de origem vegetal é um ingrediente esterol indicado como redutor de colesterol que pode ser aplicado em uma gama de alimentos.
Isso se tornou possível, segundo a ADM, depois que a empresa recebeu, em fevereiro, a autorização da FDA (Food and Drug Administration) para ampliar as categorias alimentares Gras (Generally Recognized as Safe) com a aplicação do CardioAid.
Já presente nos Estados Unidos e em países da Ásia e da Europa, e com uma gama de ingredientes funcionais da divisão Natural Health & Nutrition, a empresa quer ganhar visibilidade também no mercado sul-americano.
A divisão fabrica produtos de fonte natural que agem, por exemplo, no combate e na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, obesidade e têm efeito antioxidante, retardando o envelhecimento, segundo a ADM.
A divisão, com sede em São Paulo, atenderá à América do Sul. Entre os produtos colocados no mercado estão isoflavonas, fitosteróis, vitamina E natural e farinha integral orgânica de soja.
Com sede em Illinois (EUA), a ADM opera também em Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile, com cinco fábricas processadoras de grãos -quatro ficam no Brasil e uma na Bolívia.


Texto Anterior: Mercado financeiro: Dólar desce a R$ 2,134 com menor tensão
Próximo Texto: O vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.