São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contratação na indústria de SP é recorde no 1º trimestre

Setor abre 79 mil postos de trabalho no período, melhor resultado desde 2006

Setores de açúcar e álcool puxam a alta na geração de emprego e respondem por 41% das vagas abertas no período em todo o Estado

GIULIANA VALLONE
DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria paulista começou o ano com forte ritmo de contratações e registrou o melhor primeiro trimestre da série histórica -iniciada em 2006-, incentivada pela melhora da perspectiva econômica e pelo aumento na atividade do setor.
Segundo a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), foram abertos 79 mil postos de trabalho no trimestre, alta de 3,66% na comparação com dezembro de 2009.
O resultado foi puxado pelos setores de açúcar e álcool, que registraram, juntos, a geração de 32.125 vagas no período -ou o equivalente a 40,66%. Considerando apenas março, o percentual chega a 60,76%. O aumento é decorrente da antecipação do início das operações nas usinas de cana-de-açúcar e, consequentemente, da contratação de trabalhadores.
Esse movimento, iniciado em fevereiro, foi influenciado pela alta dos preços desses produtos no mercado e pela inovação tecnológica no setor, que permite que as usinas fiquem o menor tempo possível paradas.
"Há um crescimento, típico da época, de empregos em açúcar e álcool, mas vários setores registraram criação acima de mil vagas [oito, ao todo]. O emprego está bem distribuído em toda a cadeia", disse Paulo Francini, diretor do Depecon (Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos).
Apenas no mês de março, a alta no nível de emprego foi de 1,37%, nos dados com ajuste sazonal, o que representa a criação de 45 mil postos -em fevereiro, foram 23 mil. Considerando os dados sem ajuste sazonal, houve aumento no nível de emprego de 2,05% em março. Ante o mesmo mês de 2009, a alta foi de 1,64%.
Francini destacou que, por setores, o resultado do mês passado é o melhor desde julho de 2005 -o início da série mensal. Entre os 22 segmentos pesquisados, 20 contrataram e dois mantiveram o número de funcionários. "Se vocês quiserem achar um mês com desempenho tão positivo quanto esse, não vão encontrar", afirmou.
O ritmo de criação de vagas deve continuar acelerado em abril, ainda influenciado pelas indústrias ligadas à cana.
A previsão da Fiesp é que o número de vagas na indústria paulista feche 2010 em alta de 6,2%, o equivalente à criação de cerca de 140 mil postos. O número representaria o melhor resultado da série, superando o resultado de 2007, o melhor ano até hoje, de 4,6%.
Mesmo assim, segundo a instituição, não seria suficiente para recuperar as perdas com a crise financeira -estimadas em cerca de 180 mil vagas.


Texto Anterior: Senado: Comissão aprova diretor do BC
Próximo Texto: Economia não capotará com juro alto, diz Meirelles
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.