São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espécie nasce com mistura genética

DA REPORTAGEM LOCAL

Os transgênicos são obtidos com a inserção de genes de uma espécie em outra para exercer determinada característica.
Esses genes inseridos alteram a seqüência de DNA do organismo receptor, que passa a ser capaz de produzir novas substâncias.
Os defensores da técnica dizem que ela é uma alternativa para aumentar a produção de alimentos e diminuir custos dos agricultores.
Em relação à soja convencional, herbicidas são usados antes do plantio para matar as ervas daninhas já presentes. Após o brotamento, uma nova aplicação de agrotóxicos mata as ervas daninhas surgidas sem afetar a soja.
Como a soja transgênica é tolerante a alguns herbicidas, a planta se torna mais tolerante ao produto, que passa a poder ser usado em qualquer fase do cultivo.
Segundo especialistas, com a soja transgênica, a economia com herbicidas chega a US$ 30/ha.
Contrários a essa tecnologia, ambientalistas dizem que há riscos de que os transgênicos possam danificar o sistema imunológico humano ou transmitir os genes a outras espécies de plantas, gerando superpragas.



Texto Anterior:
AGROFOLHA
Polêmica: Soja transgênica se espalha pelo Brasil

Próximo Texto: Protecionismo: Bush sanciona a nova lei agrícola
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.