UOL


São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para investidor, Brasil é emergente mais lucrativo

ROBERTO DIAS
DE NOVA YORK

O Brasil é o país emergente que oferece mais perspectiva de lucro no momento, dizem investidores ouvidos em pesquisa conduzida pelo banco de investimentos Merill Lynch.
No "ranking" das opiniões elaborado pelo levantamento, o país tem mais que o dobro de pontos do segundo colocado, a Coréia do Sul -18 a 8.
A classificação foi elaborada a partir de duas perguntas feitas aos investidores, sobre qual é o país que oferece o melhor cenário de lucro e qual oferece o pior.
As menções "negativas" foram subtraídas das "positivas", de forma a ponderar a opinião geral.
Depois de Brasil e Coréia do Sul, a lista traz ainda China (2), Rússia (2) e Índia (1). México, Taiwan e África do Sul tiveram índices negativos.
O Brasil lidera em um grupo de países que tem se mostrado especialmente atraente a investidores neste ano. Segundo levantamento da empresa EmergingPortfolio, títulos de países emergentes receberam até aqui 22% mais dinheiro do que no que no passado -só nos fundos rastreados pela empresa, o volume de capital novo chega a US$ 1,8 bilhão.
Os resultados do levantamento do Merrill Lynch são parte da pesquisa mensal que o banco realiza com 300 administradores de investimentos de todo o mundo. Somados, os entrevistados deste mês são responsáveis pelo destino de US$ 732 bilhões.
Para a seção dos mercados emergentes, elaborada especialmente em maio, foram ouvidos investidores e estrategistas globais, grupo ligeiramente superior a um quarto dos pesquisados.


Texto Anterior: "Verdinha" ganha nova cor contra fraudes
Próximo Texto: Snow freia alta do euro; ataque derruba Bolsas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.