São Paulo, quinta-feira, 14 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

mzafalon@folhasp.com.br

ACIMA DO ESPERADO
O rendimento da lavoura de arroz superou as expectativas neste ano no Sul, chegando a 6.880 quilos por hectare. Com isso, os gaúchos tiveram a melhor produtividade da história. Mais tecnologia e manejo correto da lavoura foram decisivos para os crescentes ganhos, segundo o Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz).

QUANTO PRODUZIU
Os gaúchos vão colocar 6,35 milhões de toneladas de arroz no mercado, apesar da redução de 10% na área semeada, devido ao déficit hídrico.

RODADA DE DOHA
Trinta e seis entidades do agronegócio do Mercosul enviaram ontem aos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai um documento marcando posição sobre as flexibilidades que poderão ser aprovadas na Rodada Doha da OMC na área de acesso a mercados (produtos sensíveis, produtos especiais e salvaguardas especiais para países em desenvolvimento).

PACOTE MÍNIMO
As entidades pedem urgência dos governos na defesa de um pacote mínimo aceitável, resume André Nassar, presidente interino do Icone. Nassar prevê que as modalidades do acordo agrícola da Rodada estejam concluídas até 30 de julho.

PRODUTOS SENSÍVEIS
Em matéria de produtos sensíveis agrícolas dos países desenvolvidos, o setor privado do Mercosul quer que quanto menores forem os cortes de tarifas, maiores sejam as cotas, como forma de compensação. Já os países mais pobres defendem o direito de eleger produtos especiais -nos quais não deve haver redução de tarifas- mediante os critérios de segurança alimentar, segurança dos meios de subsistência e desenvolvimento rural.

PARTICIPAÇÃO
Os produtores de café arábica receberam 88,2% dos preços obtidos pelo exportadores no mercado internacional em maio. É o que mostra o índice de participação do preço interno no valor FOB das exportações, elaborado pelo Cecafé.

O MENOR
O índice mostra o menor percentual desde novembro do ano passado. A média deste ano, no entanto, é de 90,6%, ficando em 87,2% no acumulado médio dos últimos 12 meses. O preço FOB obtido pelos exportadores para o café arábica foi de US$ 131 em maio e o recebido pelos produtores, de US$ 115,55 no mesmo período.

DIREITO E AGRONEGÓCIO
A Lex Editora lança na próxima terça-feira o livro "Direito Agrário Brasileiro e o Agronegócio Internacional", de autoria de Durval de Noronha Goyos Jr., Adriano Boni de Souza e Eduardo Bratz.


Texto Anterior: Projeção: Greenspan diz que juro baixo pode acabar
Próximo Texto: Gasolina passa a ter 25% de álcool a partir de julho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.