São Paulo, sábado, 14 de julho de 2007

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BR Malls compra mais 4 shoppings no Rio

Com a aquisição, cujo valor foi estimado em R$ 1 bilhão, companhia amplia seu portfólio para 26 centros comerciais

Empresa tornou-se a maior do ramo no Brasil em abril deste ano, superando o Grupo Multiplan; aportes somam R$ 1,6 bi em 8 meses

GUILHERME BARROS
COLUNISTA DA FOLHA

A BR Malls, que pertence ao Grupo GP e é líder no país entre as empresas de administração de shopping centers, arrebatou, ontem, em leilão, um consórcio de quatro shoppings centers no Rio de Janeiro por uma quantia em torno de R$ 1 bilhão. Com essa aquisição, a companhia amplia seu portfólio para 26 shoppings.
Os shoppings adquiridos foram os seguintes: São Conrado Fashion Mall, Rio Plaza Shopping, Ilha Plaza Shopping e Niterói Plaza Shopping. Os shoppings pertenciam aos empresários Célio Pinto de Almeida, Olavo Monteiro de Carvalho e João Carlos de Almeida Braga.
O leilão foi realizado em sigilo, no Rio, e, além da BR Malls, também participaram da disputa os grupos Sonae, Brascan e mais dois investidores estrangeiros. O negócio foi intermediado pelo banco Pactual e pelo escritório de advocacia Barbosa, Müssnich & Aragão
A BR Malls tornou-se a maior empresa integrada de shopping centers do Brasil em abril deste ano, superando o líder até então, que era o Grupo Multiplan. Desde novembro do ano passado, a BR Malls já investiu mais de R$ 1,6 bilhão no setor.
Procurada pela Folha, a BR Malls informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não poderia confirmar a informação da aquisição dos shoppings do Rio de Janeiro por estar atualmente cumprindo período de silêncio imposto pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), já que está se preparando para fazer um lançamento de debêntures.
A BR Malls abriu o capital em abril deste ano, quando captou R$ 605 milhões que estão sendo aplicados na aquisição dos shoppings. A empresa também aderiu ao Novo Mercado da Bovespa.
Além dos 26 shoppings que passou a deter participação agora, a BR Malls também administra ou comercializa mais 37 no país, como o Butantã e o Shopping Center 3, em São Paulo.
Em entrevista concedida à Folha em maio passado, o presidente da BR Malls, Carlos Medeiros, afirmou que o grupo estava entrando pesado no setor de shopping centers para aproveitar o momento de queda de juros e de aumento do crédito, o que deve resultar na ampliação do consumo, principalmente da classe média.
No Brasil, o setor ainda é muito pouco concentrado. As três maiores empresas de administração de shoppings concentram 17% do segmento. Nos Estados Unidos, a concentração é de 72%. As vendas em shoppings representam 18% das realizadas no país, enquanto nos Estados Unidos o número chega a 70%.


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