São Paulo, terça-feira, 14 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUT diz que aumento é "armadilha"

DA FOLHA ONLINE

O presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Luiz Marinho, disse ontem que aumentar a taxa básica de juros (Selic) é uma "armadilha".
"Se cairmos na armadilha de aumentar o juro, vamos mais uma vez paralisar a economia", afirmou ele, em seminário da Fundação Getúlio Vargas.
O Copom se reúne nesta semana para decidir sobre a Selic. Representantes do BC têm demonstrado preocupação com a inflação. E o aumento de juros ajudaria a conter o avanço de preços.
Para Marinho, aumentar os juros só geraria mais desemprego. "Estamos cansados de assistir a economia crescer a duras penas e depois vem a inflação de demanda e se aumenta o juro. A população não agüenta mais isso. Não podemos aceitar a lógica de que há demanda de inflação e por isso é preciso aumentar o juro."
Para ele, a inflação não pode ser controlada só pelo aumento de juros, mas também pelo o que ele denomina de "choque de produção". Para isso, é necessário aumentar os investimentos e expandir a capacidade da indústria.


Texto Anterior: Taxa cobrada por bancos e financeiras cai
Próximo Texto: Opinião econômica - Benjamin Steinbruch: Pacote de bondades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.